Prova de Ciências da Natureza do Enem 2024: melhores técnicas e assuntos para a prova

Ciências da Natureza Enem 2024

A prova de ciências da natureza do Enem 2024 é uma das mais temidas no exame. Afinal, a prova reúne as questões consideradas do grupo de exatas (assim como a prova da matemática), reunindo matérias de dificuldade elevada para grande parte dos alunos. Então, é importante se preparar adequadamente para esta prova.

Quando falamos do Exame Nacional do Ensino Médio já possuímos em mente um modelo de questões. As questões do Enem normalmente são compostas por grandes textos, que exigem também muita concentração por parte do candidato. Portanto, realizar uma preparação específica para esta prova é muito importante para os candidatos que desejam se sair bem no exame.

Além disso, as questões de ciências da natureza e suas tecnologias são ainda mais importantes para aqueles que desejam ingressar em um curso na área de exatas. Sendo assim, além de não prejudicar o resultado daqueles que pretendem seguir para outra área, a prova de ciências da natureza deve servir como um trunfo para aqueles que desejam seguir na área.

Dessa forma, você acompanha a seguir tudo sobre a prova de ciências da natureza do Enem 2024. Além de entender os principais aspectos desta prova prevista para o ano de 2024, você também poderá encontrar exercícios, dicas e tudo para se sair bem não s[o na prova de ciências da natureza, mas também em todo o Enem.

Sobre o Enem 2024

Antes de mais nada, é muito importante compreender o Enem 2024. Afinal, a prova de ciências da natureza e suas tecnologias é apenas uma das etapas deste exame, que conta com quatro grupos principais de questões, além da prova de redação. São eles:

  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; e
  • Matemática e Suas Tecnologias.

Portanto, a prova do Enem envolve 180 questões, que são distribuídas de forma igualitária entre os grupos. Assim, é importante que o candidato obtenha um resultado interessante no geral, e isso depende das notas de cada grupo. Ou seja, todos são necessários para compor a sua aprovação!

Além disso, o Enem é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior do país. Além de utilizar a sua nota para ingressar em universidades públicas com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), você também poderá utilizar a nota do Enem 2024 para ingressar em instituições privadas, através do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Quantas questões tem na prova de ciências da natureza do Enem 2024

Voltando agora para a prova de ciências da natureza e suas tecnologias do Enem 2024, é importante entender que esta prova faz parte do conjunto do Enem. Sendo assim, apesar de estudarmos a prova de ciências da natureza do Enem 2024 separadamente, você não poderá deixar as outras áreas de lado.

A partir disso, vamos conhecer a seguir tudo sobre esta prova importante. Além de acompanhar a distribuição das questões, você também poderá encontrar dicas e exercícios resolvidos de cada matéria do ensino médio.

O que cai na prova de linguagens do Enem 2024?

Começando pela formatação da prova de ciências da natureza do Enem 2024, esta prova será composta por 45 questões. Essas 45 questões serão divididas de forma praticamente igualitária entre as três disciplinas que compões o grupo. Dessa maneira, a prova de ciências da natureza terá:

  • 15 questões de biologia;
  • 15 questões de física; e
  • 15 questões de química.

É possível que ocorram pequenas variações nesta distribuição de questões. Apesar disso, trabalharemos em cima da média de questões do exame, distribuindo de forma equivalente as questões de biologia, física e química. Esta prova será aplicada no segundo domingo do Enem 2024, junto com a prova de Matemática e Suas Tecnologias.

A partir da análise das disciplinas envolvidas na prova de ciências da natureza, podemos perceber que os cálculos estarão presentes. No entanto, as 45 questões contam também com muita análise e interpretação dos fenômenos, que tem se tornado uma prioridade do Enem nos últimos anos.

Como estudar para a prova de ciências da natureza do Enem 2024?

A partir da distribuição das questões da prova de ciência da natureza do Enem 2024, o aluno poderá iniciar a preparação para esta prova. Para isso, além de toda a teoria baseada na Base Nacional Comum Curricular, o candidato deverá se atentar a outros detalhes.

Dessa maneira, confira a seguir três dicas cruciais para a preparação para a prova de ciências da natureza do Enem. Essas dicas não estão relacionadas diretamente com o conteúdo teórico das questões, e sim com a forma de preparação para o exame, assim como maneiras de se adaptar ao Enem. São elas:

  • Gerencie o tempo das questões;
  • Treine com exercícios das provas anteriores;
  • Mantenha uma rotina de preparação.

Gerencie o tempo das questões

Em primeiro lugar, é fundamental gerenciar da maneira correta o tempo das questões. Afinal, as questões do Enem são naturalmente longas, e neste grupo de exercícios podem envolver cálculos para a resolução. Assim, organizar o tempo é fundamental para o sucesso do candidato nestas questões.

Para isso, é interessante trabalhar com o tempo médio de 3 minutos para cada questão. Este tempo envolve a leitura, interpretação e resolução do exercício, assim como o tempo de preenchimento do gabarito. Assim, tenha cuidado para não gastar muito tempo em uma única questão, uma vez que isso pode colocar em risco o tempo para outros exercícios.

Treine com exercícios das provas anteriores

Visto que o Enem conta com um modelo de questões típico, a melhor forma de se preparar para a prova de ciências da natureza do Enem 2024 é resolvendo questões da própria banca. Dessa forma, utilizar as provas anteriores é uma forma muito interessante de se preparar para este exame.

A resolução de questões anteriores do Enem permitirá a você entender o modelo de exercício da prova, assim como avaliar o tempo necessário para resolver as questões. A partir dessas análises, sua preparação será muito mais eficiente, e os resultados tendem a ser melhores com esta prática.

Mantenha uma rotina de preparação

Por fim, é necessário manter uma rotina de preparação para este exame, q quanto antes você iniciar a preparação, melhor! O Enem é uma prova muito importante e concorrida, e a melhor forma de chegar bem para realizar a prova é treinando muito! Assim, treine com frequência para a prova e mantenha essa rotina de treinamentos até a data de aplicação do Enem.

O que mais cai na prova de biologia do Enem?

O que mais cai na prova de biologia do Enem são: desequilíbrio ecológico, citoplasma e organelas, programas de saúde, ciclos biogeoquímicos e engenharia genética. Entre as áreas envolvidas, a prova de biologia é a que menos apresenta contas no grupo de ciências da natureza do Enem 2024.

O que mais cai na prova de física do Enem?

O que mais cai na prova de física do Enem são: circuitos elétricos, fenômenos ondulatórios, termodinâmica, transferência de calor e formas de energia. As questões de física do Enem envolvem cálculos, assim como a interpretação de fenômenos presentes em nosso dia a dia.

O que mais cai na prova de química do Enem?

O que mais cai na prova de química do Enem é: funções orgânicas, reações orgânicas, pilhas e baterias, oxidação e redução e separação de misturas. A prova de química do Enem também envolve a mescla entre cálculos e questões teóricas, que exigem atenção e concentração dos candidatos.

Exercícios resolvidos da prova de ciências da natureza do Enem

Depois de entender os principais aspectos das disciplinas da prova de ciências da natureza do Enem 2024, chegou a hora de acompanhar exercícios das provas anteriores do Enem. Esses exercícios ajudam a prepará-lo para a prova, entendendo como funcionam as questões desse grupo.

Biologia

 (Enem 2019) O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático na membrana interna.

GRUNDLINGH, J. et al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a W eight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death. Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).

O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à)

A) obstrução da cadeia respiratória, resultando em maior consumo celular de ácidos graxos.

B) bloqueio    das    reações    do    ciclo    de    Krebs, resultando em maior gasto celular de energia.

    C) diminuição da produção de acetil CoA, resultando em maior gasto celular de piruvato.

    D) inibição    da    glicólise,    resultando    em    maior absorção celular da glicose sanguínea.

    E) redução da produção de ATP, resultando em maior gasto celular de nutrientes.

      Resposta correta: Alternativa E.

      Serão analisadas as alternativas:

      • Alternativa a: Se ocorrer a obstrução da Cadeia Respiratória, as mitocôndrias deixam de produzir energia proveniente de outras fontes.
      • Alternativa b: O efeito do medicamento é sobre a Cadeia Respiratória, processo que ocorre na crista mitocondrial. Já o Ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial (antecede à Cadeia Respiratória).
      • Alternativa c: A acetilcoenzima A (Acetil CoA) provém do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas, durante a fase anaeróbica da Respiração Celular, que ocorre no citoplasma, portanto, anterior à fase da Cadeia Respiratória, que ocorre na Crista Mitocondrial.
      • Alternativa d: A glicólise é a primeira fase da Respiração Celular e ocorre no citoplasma, portanto, anterior à fase da Cadeia Respiratória, que ocorre na Crista Mitocondrial.
      • Alternativa e: O efeito do medicamento é sobre a Cadeia Respiratória, fase da Respiração Celular em que ocorre grande produção de ATP, devido ao transporte de prótons (H+), que é inibido pela ação do medicamento. Logo, como uma quantidade menor de energia é produzida, a célula recorre a outra fonte de energia, para manter suas necessidades.

      Comentário: “O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons da mitocôndria”. Conforme explicação no enunciado da questão, esse medicamento impede o transporte de prótons (H+) na membrana interna da mitocôndria. Isto significa que, durante o processo de Respiração Celular, a fase da Cadeia Respiratória é inibida e, como consequência, não ocorrerá a produção de ATP. No entanto, essa é a fase em que ocorre maior produção de energia (ATP). Portanto, com uso desse medicamento haverá diminuição na produção de energia e a célula precisará recorrer a outros nutrientes para manter suas atividades. Conteúdo envolvido: Respiração Celular

      Física

      (Enem 2016 PPL) Nos dias frios, é comum ouvir expressões como: “Esta roupa é quentinha” ou então “Feche a janela para o frio não entrar”. As expressões do senso comum utilizadas estão em desacordo com o conceito de calor da termodinâmica. A roupa não é “quentinha”, muito menos o frio “entra” pela janela.

      A utilização das expressões “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” é inadequada, pois o(a)

      A) Roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa, e o frio não entra pela janela, o calor é que sai por ela.

      B) Roupa não fornece calor por ser um isolante térmico, e o frio não entra pela janela, pois é a temperatura da sala que sai por ela.

      C) Roupa não é uma fonte de temperatura, e o frio não pode entrar pela janela, pois o calor está contido na sala, logo o calor é que sai por ela.

      D) Calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.

      E) Calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio.

        Resposta correta: Alternativa D.

        A resolução deste exercício envolve a compreensão sobre a diferença entre calor e temperatura. Enquanto a temperatura mede o grau de agitação das moléculas, o calor é a energia térmica em trânsito. Além disso, o calor sempre flui da região de maior temperatura (mais quente) para a região de menor temperatura (mais fria).

        Química

        (Enem 2019) O petróleo é uma fonte de energia de baixo custo e de larga utilização como matéria-prima para uma grande variedade de produtos. É um óleo formado de várias substâncias de origem orgânica, em sua maioria hidrocarbonetos de diferentes massas molares. São utilizadas técnicas de separação para obtenção dos componentes comercializáveis do petróleo. Além disso, para aumentar a quantidade de frações comercializáveis, otimizando o produto de origem fóssil, utiliza-se o processo de craqueamento.

        O que ocorre nesse processo?

        A) Transformação das frações do petróleo em outras moléculas menores.

        B) Reação de óxido-redução com transferência de elétrons entre as moléculas.

        C) Solubilização das frações do petróleo com a utilização de diferentes solventes.

        D) Decantação das moléculas com diferentes massas molares pelo uso de centrífugas.

        E) Separação das diferentes componentes do petróleo em função de suas temperaturas de ebulição.

          Resposta correta: Alternativa A

          Esta é uma questão teórica sobre o processo de craqueamento. No processo de craqueamento ocorre a quebra de grandes moléculas de hidrocarbonetos de elevada massa molecular, com o objetivo de formar moléculas com cadeias e massas moleculares menores, como os alcanos e alcenos, por exemplo.

          Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação as principais informações sobre a prova de ciências da natureza do Enem 2024. A prova de ciências da natureza é considerada uma das mais complexas do Enem, uma vez que envolve assuntos de disciplinas complicadas para boa parte dos estudantes.
          Em função disso, a preparação para esta prova é fundamental, e isso começa pela compreensão dos principais assuntos de biologia, física e química. Entender a dinâmica das questões do Enem e treinar a resolução destes exercícios também é fundamental para a obtenção de boas notas nestas provas.

          Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2024!

          0 Shares:
          Deixe um comentário

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


          You May Also Like