Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Enem 2024!

Enem 2024

Introdução

O Enem 2024 é uma etapa crucial para aqueles que almejam adentrar o ensino superior em instituições públicas e privadas do país. Ao realizar o Enem, os estudantes têm a oportunidade de conquistar vagas em instituições de ensino superior, através de bolsas parciais e integrais, assim como pelo financiamento em instituições privadas.

A preparação eficiente para o Enem 2024 torna-se uma etapa fundamental para todos os candidatos. Nesse sentido, compreender a estrutura, datas e demais informações da prova é essencial. Ao entender esses aspectos, o candidato estará pronto para iniciar a sua preparação para este exame, que também é um dos mais concorridos do país.

A seguir, apresentamos as informações cruciais sobre o Enem 2024. Além de explicar como será a estrutura da próxima edição, fornecemos as datas de aplicação, dicas sobre a prova de redação do Enem, bem como orientações valiosas sobre métodos de estudo e preparação para esse exame de destaque em sua trajetória acadêmica.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) configura-se como o principal teste do Brasil para estudantes que aspiram ingressar no ensino superior. Através do Enem 2024, os alunos têm a oportunidade de conquistar vagas em instituições públicas de ensino superior, além de acessar bolsas e financiamentos em instituições privadas.

Priorizar a preparação para o Enem é crucial para alunos que almejam trilhar o caminho do ensino superior. Este exame não apenas viabiliza a entrada em instituições com vestibulares próprios, como a Universidade de São Paulo (USP-Fuvest), Unicamp e Unesp.

Além disso, o exame também abre portas para universidades estrangeiras, a exemplo da prestigiada Universidade de Coimbra, em Portugal. Sendo assim, a prova do Enem 2024 se mostra indispensável para aqueles que desejam obter sucesso nos vestibulares e conquistar a tão sonhada vaga em uma instituição de ensino superior do país..

Histórico das provas

Compreender a estrutura do Enem é fundamental para todos os alunos, dada a importância incontestável desse exame. Para isso, é necessário explorar a história das provas do Enem e seu impacto significativo em estudantes de todo o Brasil.

O Enem teve início em 1998, inicialmente concebido com o propósito de avaliar a qualidade do ensino médio no país. Em sua fase inicial, o exame compreendia apenas 60 questões objetivas de múltipla escolha, juntamente com uma prova de redação. Foi somente em 2004 que o Enem passou por uma reformulação, tornando-se determinante para a seleção de algumas instituições de ensino superior.

A configuração atual da prova, adotada desde 2009, ampliou seu papel na seleção universitária, apresentando 180 questões distribuídas em quatro áreas do conhecimento, além da conhecida prova de redação. A última alteração significativa na estrutura ocorreu em 2017, quando a aplicação da prova foi distribuída em dois domingos consecutivos, abandonando o formato de dois dias consecutivos (sábado e domingo).

Embora mudanças estivessem inicialmente previstas para o Enem 2024, é importante destacar que essas alterações foram canceladas e não ocorrerão neste ano. Dessa maneira, é possível afirmar que o Enem deste ano já possui um modelo consolidado, o que facilita a preparação e garante aos alunos um guia efetivo

Como Vai Ser a Prova do Enem 2024?

Depois de acompanhar as principais datas para o exame, também é importante entender como funciona a prova do Enem 2024, a fim de iniciar a sua preparação para este exame da melhor forma possível. Assim, o aluno deverá entender quantas questões a prova possui, assim como tempo para realização das provas.

Como destacado no tópico anterior, a prova do Enem é composta seguirá o modelo dos últimos anos. Vale destacar também que o Enem Digital, que esteve presente nas edições de 2020 e 2021, não ocorrerá pelo segundo ano consecutivo.

Quantas questões terá o Enem 2024?

A prova do Enem 2024 será composta por 180 questões objetivas de múltipla escolha, além da prova de redação, que será composta por um texto do tipo dissertativo-argumentativo. As provas são divididas de acordo com as áreas do conhecimento do Enem.

Áreas do conhecimento do Enem 2024

Entender as áreas do conhecimento do Enem é fundamental para quem vai prestar o Enem 2024. Além da prova de redação, o Enem também conta com 45 questões de quatro áreas diferentes, que são:

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias: O grupo de Ciências Humanas envolve as disciplinas de geografia, história, artes, filosofia e sociologia.
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias: Esse grupo envolve as questões de biologia, física e química. Neste grupo, há uma divisão equitativa, com 15 questões para cada disciplina.
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: A prova de linguagens do Enem conta com as 40 questões de língua portuguesa e mais cinco exercícios de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
  • Matemática e Suas Tecnologias: O grupo de Matemática e Suas Tecnologias do Enem envolve as questões de todas as áreas da matemática.

Principais datas para o Enem 2024

As datas do Enem 2024 ainda não estão definidas. Essas informações estarão disponíveis somente após a divulgação do Edital do Enem 2024, que deve ocorrer nos próximos meses. A partir do edital, serão apresentadas as principais datas para este exame, assim como outras informações necessárias para a sua preparação.

Apesar de as datas ainda não terem sido divulgadas, a expectativa é que a prova do Enem ocorra no mês de novembro, como tradicionalmente acontece. No entanto, é necessário aguardar o edital para divulgar com exatidão as datas de aplicação das provas.

Como usar a nota do Enem 2024?

Depois de conhecer melhor a prova do Enem, chegou a hora de acompanhar as principais formas de uso da sua nota no exame. Afinal, o Enem é uma prova muito importante, e essa importância decorre das aplicações da prova em seleções de universidades públicas e privadas. Então, confira a seguir três aplicações muito importantes para utilizar a nota do Enem 2024:

  • Sistema de seleção Unificada (Sisu);
  • Programa Universidade Para Todos (ProUni);
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Sistema de seleção Unificada (Sisu)

Em primeiro lugar, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é normalmente o primeiro programa que ocorre, e também um dos mais procurados pelos candidatos. Através do Sisu, os alunos podem concorrer a bolsas em instituições públicas de ensino superior do país, o que inclui universidades federais, estaduais e Institutos Federais de educação. A tendência é que o Sisu do próximo ano tenha a mesma configuração do Sisu 2024, ou seja, realizado em etapa única.

No Sisu, não há qualquer requisito relacionado a renda dos candidatos. Além disso, os participantes podem escolher até duas opções de cursos, e não podem ter obtido nota zero na prova de redação, assim como ter faltado a um dos dias de aplicação do Enem. Isso faz com que o Sisu seja a principal porta de entrada para instituições públicas de ensino superior do país.

Programa Universidade Para Todos (ProUni)

Já o Programa Universidade Para Todos (ProUni) é a principal porta de entrada para instituições privadas de ensino superior do país. O ProUni ocorre normalmente logo após o Sisu, e oferece uma quantidade interessante de bolsas de estudos para os candidatos, sendo também um programa muito procurado.

Por meio do ProUni, os candidatos podem obter bolsas integrais ou parciais (50% de desconto) em instituições privadas de ensino superior do país. Para este programa, além das condições relacionadas com a nota, o candidato deve cumprir condições de renda. Para as bolsas parciais, é permitida a renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa, e para as integrais é permitida a renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Por fim, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é um importante programa para candidatos que prestaram o Enem e desejam ingressar em uma universidade particular. Por meio do Fies, será possível financiar seu curso com juros baixíssimos, iniciando o pagamento somente após a conclusão do curso.

Assim, o Fies é mais uma alternativa importante para quem deseja usar o Enem para ingressar em uma faculdade. Também existem opções para estudar em outras universidades particulares e até mesmo para universidades fora do país, mas discutiremos estas opções em breve.

Conteúdos que mais caem no Enem

Depois de acompanhar as principais informações sobre o Enem, sua estrutura e principais aplicações, chegou a hora de entender o que está relacionado ao conteúdo da prova do Enem 2024. Para isso, vamos entender os conteúdos que mais caem no Enem, de acordo com uma divisão em três partes: humanas, exatas e redação.

O que mais cai nas provas de humanas do Enem?

Na prova de humanas do Enem, vamos englobar tudo o que está relacionado à área. Ou seja, não só as disciplinas do grupo de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, mas também as questões de linguagem. Então, vamos conferir os principais conteúdos destas disciplinas.

Em linguagens, os conteúdos mais cobrados são variação linguística, funções da linguagem, gêneros textuais, recursos gramaticais na construção do texto e coesão. Todos estes itens estão presentes na grande maioria das provas de linguagens, e devem estar no radar de todo estudante que deseja ir bem na prova!

Já na prova de história, os principais conteúdos cobrados nos exames estão relacionados com a Idade Moderna e com a história do Brasil (Brasil Colônia, Estado Novo, Monarquia e República Velha). Em geografia, os principais assuntos estão relacionados com geopolítica, espaços agrários e urbano e geologia, assim como questões ambientais.

O que mais cai nas provas de exatas do Enem?

Por sua vez, para a prova de exatas do Enem iremos considerar os conteúdos de matemática e de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Começando pela prova de matemática, os conteúdos mais cobrados estão relacionados com probabilidade e estatística, porcentagem e funções do primeiro e segundo grau.

Já no grupo de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, a disciplina de biologia engloba assuntos como ciclos biogeoquímicos, desequilíbrio ecológico, citoplasma e organelas e programas de saúde. Na disciplina de física, destacam-se as questões de forças e as Leis de Newton, leis da termodinâmica e fenômenos ondulatórios. Em química, as questões que mais caem envolvem físico-química e química orgânica.

Englobando toda a prova do Enem 2024, destacam-se também as questões interdisciplinares do Enem. As questões interdisciplinares são aquelas que envolvem duas ou mais disciplinas, e são uma característica marcante do Enem. Então, é provável que você encontre uma mesma questão em duas matérias diferentes, uma vez que as questões são produzidas dessa maneira!

O que vai cair na redação do Enem 2024?

Por fim, a conhecida prova de redação deve ser motivo de atenção de todos os alunos. Afinal, a redação e responsável por 20% da nota do aluno (desconsiderando eventuais pesos), e deve ser feita de maneira específica, seguindo as cinco competências avaliadas pelo Enem e sua banca de corretores.

Descobrir qual é o tema da redação do Enem seria o ideal. No entanto, como isso não é possível, podemos nos apegar ao gênero textual, que é do tipo dissertativo-argumentativo. Além disso, conhecer as competências da prova de redação é muito importante para garantir bons resultados, assim praticar e se atentar aos detalhes.

Como estudar para o Enem 2024?

Uma dúvida comum entre os estudantes que estão se preparando para os vestibulares é como estudar para o Enem 2024. Afinal, o Enem é uma prova de características únicas e que exige muita preparação e cuidado por parte dos candidatos. Assim, confira a seguir três tópicos importantes para garantir uma boa preparação para o Enem:

  • Foco em áreas que você possui dificuldade;
  • Resolução de exercícios;
  • Gestão física e do tempo.

Foco em áreas que você possui dificuldade

Em primeiro lugar, um dos aspectos principais e mais importantes para estudar para o Enem é focar nas disciplinas e áreas que você possui mais dificuldade. Afinal, como o Enem engloba todas as áreas do conhecimento, todos os grupos de disciplinas serão importantes para garantir os melhores resultados.

Para isso, antes mesmo de iniciar os estudos, faça um bom planejamento e priorize as áreas que possui maior dificuldade. A partir disso, equilibre as demais disciplinas de forma a melhorar os seus resultados de forma semelhante. Isso garantirá resultados mais equilibrados em sua prova do Enem, o que também possui impacto na nota final do candidato.

Resolução de exercícios

Em segundo lugar, a resolução de exercícios é indispensável para uma boa preparação para o Enem 2024. Se você já olhou ou realizou uma prova do Enem, com certeza deve ter percebido que as questões são extensas, e exigem uma resolução rápida para não se enrolar com o tempo.

Em função disso, treinar com exercícios próprios do Enem é muito importante para quem vai participar do exame em 2024. Isso garantirá que você se acostume com o modelo de exercícios, assim como com o tipo de linguagem e problemas abordados pelo Enem. A partir disso, é esperado que você tenha resultados melhores com a resolução de exercícios do Enem.

Gestão física e do tempo

Por fim, outra questão muito importante é a gestão física e do tempo de prova. Começando pela gestão física, a prova do Enem é muito extensa, o que exige uma boa preparação do aluno para evitar cansaços extremos e desconcentração durante as provas. Escolher bem um lanche rápido e que não atrapalhe durante a prova também pode ser um ponto chave na preparação par ao Enem 2024.

Já em relação ao tempo, organizar o horário é indispensável para resolver a prova por completo. Afinal, a prova do Enem possui cerca de 3 minutos para resolver cada questão, o que envolve, ler, resolver a questão e preencher o gabarito. Justamente por isso, entender o modelo de questões do Enem se torna ainda mais importante para melhorar os seus resultados.

Conteúdos relacionados

Depois de conhecer sobre a prova do Enem, que tal acompanhar melhor cada área específica sobre a prova?

  • Prova de Linguagens do Enem 2024: aspectos importantes e o que estudar;
  • Prova de Ciências Humanas do Enem 2024: como estudar ciências humanas para melhorar minha nota do Enem;
  • Prova de Matemática do Enem 2024: a melhor forma de se preparar é treinando!;
  • Prova de Ciências da Natureza do Enem 2024: melhores técnicas e assuntos para a prova;
  • Prova de Redação do Enem 2024: passo a passo para alcançar a nota 1000!

Perguntas frequentes – FAQ

Quem pode fazer o Enem?

Podem participar do Enem todos as pessoas que já concluíram o Ensino Médio ou estão prestes a concluí-lo.

Quantas questões preciso acertar no Enem?

O número de questões que você deve acertar no Enem irá depender de qual conceito final o candidato deseja obter, da Teoria da Resposta ao Item (TRI) e também do curso desejado. Portanto, dê o seu melhor durante a prova e busque sempre o melhor resultado possível!

O que é a Página do Participante do Enem?

A Página do Participante do Enem é o portal do Governo Federal que será usado para todos os assuntos relacionados ao Enem. Portanto, informações como datas importantes, locais de provas e resultados estarão disponíveis na Página do Participante do exame.

Que dia serão as provas do Enem 2024?

Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação as principais informações sobre o Enem 2024. O Enem é o exame mais importante para quem deseja ingressar em uma universidade pública ou privada, e conta todos os anos com milhões de estudantes.

Em função disso, acompanhar a prova e entender como o Enem funciona é fundamental para melhorar o seu desempenho no exame, além de aproveitar melhor o momento e a preparação como um todo. Então, como está a sua preparação para o Enem 2024? Quais são as suas expectativas? Conte tudo para a gente nos comentários!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like