Para obter um bom resultado nas questões de física do Enem, entender sobre a ondulatória e seus princípios é fundamental. Assim, é necessário compreender os principais conceitos relacionados às ondas, e como classificá-las é um dos primeiros passos.
Podemos realizar a classificação das ondas de três formas principais: com base na natureza das ondas, em relação a direção da vibração e com base no número de direções em que a onda se propaga. Assim, você acompanhará a seguir cada uma destas classificações, mencionando os exemplos mais importantes de cada situação.
Indice
Classificação das ondas conforme a natureza
A classificação das ondas de acordo com a sua natureza é baseada na forma de energia que estas ondas são feitas. Neste caso, podemos classificá-las como ondas mecânicas ou eletromagnéticas:
- Ondas mecânicas: As ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio material para se propagarem. Estas ondas são produzidas por estímulos mecânicos e, consequentemente, não conseguem se propagar no vácuo. O exemplo mais comum de ondas mecânicas são as ondas sonoras.
- Ondas eletromagnéticas: Já as ondas eletromagnéticas são produzidas por variações que ocorrem em campos elétricos e magnéticos. Estas ondas são capazes de se propagar no vácuo, e a luz visível é o principal exemplo de ondas eletromagnéticas.
Classificação das ondas com base na direção de vibração
Baseado nas direções de vibração, as ondas podem ser classificadas em longitudinais e transversais.
- Ondas longitudinais: As ondas longitudinais são aquelas em que a direção de vibração da onda e a direção de propagação da onda são os mesmos. A grande maioria das ondas mecânicas são classificadas como ondas longitudinais, sendo novamente as ondas sonoras o exemplo com maior aplicação.
- Ondas transversais: As ondas transversais são aquelas em que a direção de propagação e a direção de vibração das ondas são perpendiculares, ou seja, formam um ângulo de 90° entre si. Todas as ondas eletromagnéticas são classificadas como ondas transversais.
Classificação das ondas baseado nas direções de propagação
Por último, podemos classificar as ondas de acordo com o número de direções de propagação de um pulso ou onda. Neste caso, as ondas podem ser unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais.
- Ondas unidimensionais: As ondas unidimensionais são aquelas que possuem uma única direção de propagação. Por exemplo, o pulso produzido em uma corda é uma onda unidimensional.
- Ondas bidimensionais: As ondas bidimensionais são aquelas que possuem duas direções de propagação. Por exemplo, as ondas produzidas quando se atira uma pedra em um lago são ondas bidimensionais.
- Ondas tridimensionais: As ondas tridimensionais são aquelas que se propagam em todas as direções. Por exemplo, a ondas sonoras são classificadas como tridimensionais, uma vez que se propagam em todas as direções.
Dessa maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação as classificações das ondas de acordo com a sua natureza, com a direção de vibração e também de acordo com as direções de propagação. Entender estas classificações é muito importante para quem deseja participar do Enem, uma vez que possibilita ao aluno compreender fenômenos mais complexos.
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/