Conceitos Importantes Para o Estudo Das Ondas

Lista de Exercícios Sobre as Leis de Newton
Artigos de Física, Ciências da Natureza e suas tecnologias

Estamos nos aproximando das datas de aplicação das provas do Enem 2022. Quanto mais perto da data deste exame, maior a ansiedade e também a concentração dos alunos. Assim, é necessário compreender o máximo de conceitos possíveis, para obter o melhor resultado durante a realização das provas.

Para a disciplina de física no Enem, é muito importante compreender as diversas áreas do conhecimento, sendo a ondulatória uma das áreas mais importantes e cobradas nos últimos exames. Sendo assim, apresentaremos a seguir os principais conceitos para o estudo das ondas, ressaltando pontos importantes e que devem ser entendidos corretamente pelos alunos.

Conceitos importantes para o estudo das ondas

Primeiramente, é fundamental entendermos os conceitos de pulso e onda. Um pulso é definido como uma única perturbação em um meio e que é capaz de propagar energia durante seu deslocamento. Já as ondas podem ser compreendidas como uma série de pulsos, se transformando em uma perturbação oscilante no espaço e no tempo, de maneira periódica.

Além disso, é importantíssimo destacar que as ondas de todos os tipos não são capazes de transportar matéria. Sendo assim, as ondas conseguem transportar apenas energia durante sua propagação. Embora seja uma informação simples, estes dados são importantíssimos para as questões de ondulatória, uma vez que em diversos casos os exercícios tentam associar as ondas ao transporte de matéria.

Entendidas essas informações, é importante entender quais são os conceitos mais importantes relacionados com as características de uma onda. Para isso, precisamos entender os conceitos de:

  • Crista;
  • Vale;
  • Nó;
  • Amplitude;
  • Comprimento de onda.

Primeiramente, o conceito de crista da onda está relacionado com o ponto mais alto da oscilação. Por sua vez, o vale de uma onda é utilizado para representar o menor ponto que a oscilação pode atingir. Por fim, o conceito de está relacionado com os pontos situados sobre o ponto de equilíbrio da onda original. Sendo assim, estes três pontos importantíssimos em um movimento ondulatório serão utilizados para definir os conceitos de amplitude e comprimento de onda.

A amplitude de uma onda é um conceito muito importante para a sua preparação para as questões de física no Enem. A amplitude é definida como a variação entre a oscilação máxima (ou mínima) e a situação de equilíbrio original da onda. Dessa forma, a amplitude pode ser definida também como a metade da diferença entre uma crista e um vale.

Já o comprimento de onda pode ser entendido como a diferença entre dois vales ou duas cristas consecutivas. Em relação aos nós, é possível determinar o comprimento de onda como a diferença ente o nó anterior e o posterior ao ponto de referência adotado. O conceito de comprimento de onda é extremamente importante para a ondulatória, e será discutido em outras publicações do assunto.

Dessa maneira, apresentamos ao longo desta publicação os conceitos mais importantes para iniciarmos nossos estudos sobre a ondulatória. Por se tratar de uma área de grande importância, a ondulatória deve ser entendida pelos alunos que desejam obter bons resultados nas provas de física do Enem, e os conceitos aqui apresentados certamente auxiliam nestes estudos.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like