Conhecendo os capacitores na prova do Enem

No segundo dia de aplicação das provas digitais do Enem 2020, uma questão de física chamou a atenção, utilizando um conceito que não era cobrado há anos nas provas do Enem: os capacitores. Embora seja um assunto frequente em outros vestibulares, o conteúdo foi cobrado no Enem pela última vez no ano de 2016, na segunda aplicação do exame. Com base nisso, vamos apresentar a seguir os principais conceitos para que você possa resolver esta questão, assim como a própria questão do Enem digital que aborda o assunto.

O que são capacitores e qual a sua aplicação?

Antes de mais nada é importante conhecermos o que é um capacitor e qual a sua função dentro da eletrônica. Um capacitor é um componente eletrônico que possui como finalidade realizar o armazenamento de energia, ou seja, carregar (e descarregar) cargas elétricas. Os capacitores podem ser encontrados de diversas formas, sendo os planos, esféricos e cilíndricos os mais comuns. Apesar dessa diversidade de formas, todos são construídos da mesma maneira: duas placas condutoras, que recebem o nome de placas de armadura, e um material isolante no meio, que é denominado dielétrico. Os materiais das placas de armadura e (principalmente) do dielétrico serão os responsáveis pela capacitância do componente eletrônico, que é a principal grandeza que devemos conhecer para estudar estes componentes.

Como calcular a capacitância destes componentes?

Calcular a capacitância (C) destes componentes é bem simples, uma vez que é resolvida através de uma pequena equação! A capacitância é calculada através da razão da carga do capacitor (Q), dada em Coulomb (C), pela diferença de potencial (ddp) medida entre as duas placas de armadura (V), dada em volts (V), como mostra a equação abaixo:

Como você pode observar nas unidades, a capacitância é dada em Coulomb por volt (C/V), que recebe o nome de Faraday! Normalmente, você encontrará capacitâncias baixas, que podem chegar a microFaradays ou até nanoFaradays. Além disso, também podemos associar os capacitores em série, em paralelo ou de forma mista. No entanto, esse será assunto para a nossa próxima aula!

Questão do Enem – Capacitores

Como dissemos no início desta postagem, vamos apresentar a seguir a questão que utiliza os capacitores, retirada da prova do Enem digital de 2020! Aproveite para praticar os conteúdos aprendidos na postagem de hoje, uma vez que o conteúdo é constantemente abordado em outros vestibulares e pode cair até mesmo na segunda aplicação da prova do Enem da próxima semana!

“O desfibrilador salva vidas de pessoas que são acometidas por ataques cardíacos ou arritmias. Ele dispõe de um capacitor que pode ser carregado por uma fonte com uma alta tensão. Usando o desfibrilador, pode-se fornecer energia ao coração, por meio de um choque elétrico, para que ele volte a pulsar novamente em seu ritmo normal. Um socorrista dispõe de um desfibrilador com capacitor de 70 microfarads que pode armazenar cerca de 220 J de energia, quando conectado a uma tensão de 2 500 V.

O valor da carga armazenada por esse desfibrilador, em coulomb, é de”

a) 0,015.

b) 0,088.

c) 0,175.

d) 3,15.

e) 11,4.

Alternativa correta: c.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!