“Desespero Enem” – Quais os Horários das Provas?

No último artigo da série “Desespero Enem“, publicado na semana passada, o tema abordado foi o que é proibido, o que é obrigatório e o que é facultativo levar nos dias do exame (veja aqui). O assunto da publicação desta semana é o horário das provas e suas variações em cada estado.

Todos os candidatos devem saber e anotar em algum local inesquecível (celular, agenda etc.) basicamente as regrinhas a seguir sobre os horários das provas do Enem 2018. São elas:

  1. todas as horas referentes a avaliação respeitam o Horário Oficial de Brasília;
  2. como as provas acontecem simultaneamente em todo país, estados que não aderem ao horário de verão e que possuem diferenças de fuso-horário terão horas locais de início diferentes em relação ao horário oficial;
  3. os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, de forma que quem chegar após esse horário não poderá acessar o local de provas e perderá o dia do Enem;
  4. a avaliação começa às 13h30min em ambos dias, com término às 19h no dia 4 de novembro e às 18h30min no dia 11;
  5. o candidatos poderão deixar o local de provas sem o caderno de questões a partir das 15h30min, enquanto que a saída portando o caderno será permitida somente a partir dos 30 minutos finais de aplicação.

Horário de Verão Coincide Com Data do Enem

Como este artigo trata dos horários do exame, é fundamental esclarecer a novela sobre o horário de verão, que tomou conta da mídia nos últimos dias.

Mesmo com a adiantamento dos relógios previsto para entrar em vigor a partir de 4 de novembro, primeiro domingo de aplicação do Enem, o Presidente Michel Temer chegou a afirmar publicamente que aceitaria o pedido do Ministério da Educação (MEC) para prorrogação da mudança, que seria então em 18 de novembro. No entanto, conforme mostramos nesta matéria, o governo voltou atrás de sua decisão e resolveu manter o horário de verão no mesmo domingo da primeira aplicação do exame nacional.

Desta forma, a possibilidade de confusão com os horários nos dias da avaliação é muito grande. Por isso reproduzimos a seguir um mapa do Portal G1 com a hora local de início do Enem 2018 em cada estado, já levando em consideração diferenças de fuso e também do horário de verão. Veja:

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/enem/2018/noticia/2018/10/17/56-dos-candidatos-do-enem-2018-terao-que-adiantar-o-relogio-para-o-horario-de-verao-no-dia-da-prova.ghtml

Cartão de Confirmação de Inscrição e Local de Prova Dia 22

Agora que você já sabe os horários oficiais do Enem e exatamente a hora local de seu estado, fique ligado que na próxima segunda-feira (22) o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – irã liberar o acesso online ao cartão de confirmação de inscrição, que entre outras informações traz o endereço do local de prova dos candidatos.

Por falar em local de prova, essa será a pauta do próximo capítulo da série “Desespero Enem“, que trará dicas para você descobrir onde fará o exame e como evitar transtornos e imprevistos. Fique ligado!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.