Divulgado Resultado dos Pedidos de Isenção da Inscrição do Enem 2018

De acordo com o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio, nesta segunda-feira (23) o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – liberou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018, cujo valor é de R$ 82,00, bem como das justificativas de ausência na edição passada.

Conforme balanço oficial publicado em nota pela assessoria de comunicação social do instituto, das 3.818.663 solicitações/justificativas, 87% foram aprovadas, o que significa que 3.318.149 pessoas beneficiadas com o direito a gratuidade no exame.

Para consultar se teve seu requerimento deferido ou não, o participante deve acessar a página do participante e logar no sistema do Inep com o número de seu CPF e senha (quem perdeu esta informação poderá recuperá-la seguindo essas orientações). Logo na tela seguinte já será possível ver a mensagem informando a aceitação ou negação do pedido de isenção da inscrição do Enem.

Aqueles que tiveram a solicitação aprovada deverão apenas aguardar o início do prazo de inscrições no Enem 2018 para acessar a página do participante e confirmar sua inscrição.

Já para os candidatos que tiveram seu pedido indeferido, o sistema alerta informando a seguinte mensagem em vermelho:

“Sua solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 foi reprovada”.

Vale mencionar que, nestes casos, o instituto também entra em contato via e-mail e SMS (mensagem de texto no celular) informando que o requerimento não foi aceito, os motivos da rejeição e também que o candidato pode recorrer do resultado (imagem).

Recurso da Isenção Pode Ser Interposto Até 29 de Abril

No caso das mais de 500,5 mil solicitações de isenção do Enem 2018 e justificativas de falta no Enem 2017 reprovadas, segundo prevê o Edital do exame, é possível interpor recurso para recorrer da decisão, no prazo que teve início nesta data e segue até às 23h59min (Horário de Brasília – DF) do próximo domingo, 29 de abril.

O procedimento também é gratuito e tem que ser realizado no portal do Inep. Como mostra a reprodução abaixo, o candidato poderá fazer o upload dos arquivos exigidos, do seu computador para o sistema, nos referidos campos, sempre nos formatos PDF, PNG ou JPG (veja a relação de documentos aceitos para solicitação da isenção e para justificativa de ausência). Depois disso basta concluir o processo através do botão “Enviar solicitação da isenção da taxa”.

O resultado do recurso será divulgado em 5 de maio, na página do participante, sendo que, independente da aceitação, será preciso se inscrever normalmente no exame no período entre 7 e 18 de maio. Quem tiver o pedido definitivamente negado, deverá gerar o boleto e pagar a taxa, como esclarece aviso do Inep:

Caso o documento comprobatório não seja enviado ou não esteja conforme o anexo II do Edital, o Participante deverá efetuar o pagamento equivalente ao valor da taxa de inscrição do Enem 2018, até o dia 23 de maio de 2018. Para tanto, deverá acessar o sistema de inscrição, pelo endereço: enem.inep.gov.br/participante, informar os dados solicitados, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição para ter sua inscrição no Enem 2018, confirmada.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.