Entenda o Que São Cladística e Grupos Ancestrais

A cladística é outro ramo da SISTEMÁTICA (já estudada neste artigo de classificação dos seres vivos). Tal ramo se baseia numa espécie de retomada do caminho evolutivo de organismos, ordenando os seres vivos conforme o parentesco (ancestral comum).

A cladística se dispõe por meio de cladogramas – diagramas de linhas intercruzadas.

Observe um exemplo de cladograma:

cladistica

O cladograma apresenta algumas características: os grupos laterais ou TÁXONS (no exemplo acima – crocodilos, primatas etc.) o – ponto que divide duas retas e representa o ancestral comum a dois TÁXONS – e o ramo ou galho (que representa a reta ramificada após o nó e que desemboca em um táxon).

cladistica1

No exemplo da imagem das linhas azuis, podemos inferir que primatas e roedores são mais próximos pois apresentam um ancestral comum mais recente. O que não significa que não sejam parentes de peixes e anfíbios, pois também compartilham um ancestral comum mais antigo, representado no primeiro nó do cladograma.

As características em vermelho do cladograma azul (vertebrados, esqueleto ósseo etc.) devem ser lidas em ordem cronológica (de “baixo para cima”). Por exemplo, TODOS são vertebrados (característica mais antiga e comum), já o fator ovo amniótico é compartilhado apenas por primatas, crocodilos, roedores, dinossauros e aves, pois eles vieram “depois”.

É bem óbvio – o que vem “antes” da característica não a apresenta, e sim o que vem “depois”.

Grupos Ancestrais – Monofiléticos, Parafiléticos e Polifiléticos

  • Grupo Monofilético – possui um mesmo ancestral comum
  • Grupo Parafilético – não inclui todos os descendentes de um ancestral
  • Grupo Polifilético – inclui mais de um ancestral comum

grupos_ancestrais

É isso! Até a próxima!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.