Estudando a pressão na prova do Enem

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um tema de grande importância para as questões de física do Enem, e que também possui uma série de aplicações em nosso dia a dia, que é a pressão. Para isso, além de comentarmos sobre a equação, unidades de medida e sobre a pressão atmosférica, vamos também apresentar um exercício retirado diretamente da prova do Enem sobre o assunto, para que você compreenda como o conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Conceitos básicos da pressão

Como você já deve imaginar, a pressão é um conceito muito importante, que possui uma série de aplicação em nosso cotidiano. Apesar disso, é um conceito extremamente simples, cujas aplicações podem ser resolvidas pela equação apresentada abaixo:

Onde F é a força aplicada sobre o corpo, dada em Newtons (N) e A representa a área de aplicação da força, dada em metros quadrados (m²). É importante notarmos que a área utilizada é apenas a área de aplicação da força, e não a área total do objeto. Fique atento a esse detalhe!

Com isso, obtemos as unidades de medida da pressão, que é dada em Pascal (Pa) no Sistema Internacional, mas também pode ser utilizada em kPa ou Mpa. Além destas variações, você também poderá encontrar a pressão dada em atm e também milímetros de mercúrio (mmHg), que são amplamente utilizadas quando tratamos da pressão atmosférica.

Esta unidade de medida de pressão ficou famosa em função do primeiro físico que calculou a pressão atmosférica, Evangelista Torricelli. Em seu experimento, Torricelli observou que a pressão atmosférica no nível do mar é equivalente a 760 mmHg, o que foi observado em um tubo cilíndrico e tornou a medida uma referência para os cálculos que envolvem pressão. Além disso, 1 atm = 760mmHg!

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo da publicação, apesar de se tratar de um conteúdo simples, a pressão é extremamente importante e muito aplicada em nosso dia a dia. Sendo assim, o conteúdo é frequentemente cobrado nas provas do Enem e vestibulares importantes do nosso país. Para demonstrar como este conteúdo pode ser abordado durante as provas do Enem, apresentaremos a seguir um exercício retirado da prova de 2020 do Enem (segunda aplicação e Enem PPL), que aborda o conceito de pressão apresentado nesta postagem, de maneira aplicada ao nosso dia a dia! Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

“Um caminhão de massa 5 toneladas, carregado com carga de 3 toneladas, tem eixos articulados que permitem fazer o uso de 4 a 12 pneus (aos pares) simultaneamente. O número de pneus em contato com o solo é determinado a fim de que a pressão exercida por cada pneu contra o solo não supere o dobro da pressão atmosférica. A área de contato entre cada pneu e o asfalto equivale à área de um retângulo de lados 20 cm e 30 cm. Considere a aceleração da gravidade local igual a 10 m s-2 e a pressão atmosférica de 105 Pa. O menor número de pneus em contato com o solo que o caminhão deverá usar é”

a) 4

b) 6

c) 8

d) 10

e) 12

Alternativa correta: C.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!