Estudando as ligações químicas no Enem 2020

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um conteúdo muito presente nas questões de química do Enem e demais vestibulares. Vamos estudar sobre as ligações químicas. Para isso, vamos apresentar os tipos de ligações químicas cobrados no Enem, assim como as principais características destes tipos de ligação. No final da postagem, vamos apresentar um exercício para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado na prova do Enem

Ligações químicas

As ligações químicas podem ser de três diferentes tipos: iônicas, covalentes ou metálicas. Antes de estudarmos sobre estes tipos de ligação química, devemos entender que os átomos realizam as ligações com o intuito de estabilizar a sua camada de valência. A camada de valência será estável com 8 elétrons para átomos com mais de uma camada eletrônica e se estabilizará com 2 elétrons para átomos de uma única camada. Entendido isso, vamos aos tipos de ligações químicas!

Ligações iônicas

As ligações iônicas acontecem quando os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. As ligações iônicas possuem esse nome uma vez que as ligações deste tipo ocorrem entre íons (cátions e ânions). Os cátions doam os elétrons, que são recebidos pelos ânions. Os compostos iônicos formados apresentam propriedades comuns, que são:

  • São compostos sólidos nas condições normais de temperatura e pressão;
  • Possuem elevadas temperaturas de fusão e ebulição;
  • Capazes de conduzir eletricidade quando fundidos ou dissolvidos em água;
  • Grande parte dos compostos iônicos são solúveis em água.
Ligações covalentes

Já as ligações covalentes ocorrem quando os átomos compartilham os seus elétrons. Esse tipo de ligação acontece entre ametal e ametal ou ainda entre ametal e hidrogênio. As ligações covalentes podem acontecer de diversas formas, e exploraremos isso em uma postagem futura! Por enquanto, vamos nos estudar as principais características deste tipo de ligação:

  • Podem ser sólidos, líquidos ou gasosos nas condições normais de temperatura e pressão;
  • Os pontos de fusão e ebulição são menores que os compostos iônicos;
  • São maus condutores de eletricidade;
  • A maioria destes compostos são solúveis em solventes orgânicos.
Ligações metálicas

As ligações metálicas ocorrem entre átomos de um único elemento metálico, em função principalmente de uma nuvem de elétrons. A ligação entre estes átomos faz com que o material adquira maleabilidade e outras propriedades. As principais características dos compostos deste tipo de ligação são:

  • Sólidos nas condições ambientes;
  • Altos pontos de fusão e ebulição;
  • Efeito fotoelétrico (são materiais que possuem brilho);
  • Bons condutores no estado sólido e fundidos.

Exercício sobre o tema

Com o objetivo de ilustrar como o conteúdo apresentado acima pode ser cobrado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), que segue um modelo de questão similar ao Enem e apresenta uma abordagem muito interessante do conteúdo apresentado em nossa postagem. Confira!

“As propriedades exibidas por um certo material podem ser explicadas pelo tipo de ligação química presente entre suas unidades formadoras. Em uma análise laboratorial, um químico identificou para um certo material as seguintes propriedades:

  • Alta temperatura de fusão e ebulição
  • Boa condutividade elétrica em solução aquosa
  • Mau condutor de eletricidade no estado sólido

A partir das propriedades exibidas por esse material, assinale a alternativa que indica o tipo de ligação predominante no mesmo:”

a) metálica

b) covalente

c) dipolo induzido

d) iônica

e) Nenhuma das anteriores.

Alternativa correta: d.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!