Exemplos e Exercícios Sobre Título

Após compreender os conceitos de título em massa e em volume, podemos perceber que o assunto está muito presente em nosso dia a dia. Em função disso, a cobrança desse tema em vestibulares importantes cresce a cada ano, e podemos encontrar uma série de exercícios interessantes e que destacam o tema.

Dessa maneira, você acompanha a seguir alguns exemplos práticos de aplicação dos conceitos de título em massa e em volume. Além disso, você também verá exercícios de vestibulares sobre o assunto, para compreender como o conteúdo pode ser cobrado em vestibulares importante e no Enem.

Exemplo de aplicação de título

Para ilustrar um exemplo de aplicação do conceito de título, confira a seguir uma embalagem de ácido clorídrico:

Na imagem, a embalagem mostra um título de 37% para o ácido clorídrico, ou seja, 37% do conteúdo da embalagem é ácido clorídrico. O conteúdo restante (63%) é solvente, e isso impacta diretamente nas reações químicas e qualquer tipo de aplicação do ácido. Assim, ao adquirir um produto, lembre-se também de acompanhar o seu título, para garantir o uso das quantidades corretas de reagentes!

Questões de vestibulares

Questão 1 – UFMG

“O rótulo de um produto usado como desinfetante apresenta, entre outras, a seguinte informação: Cada 100mL de desinfetante contém 10mL de solução de formaldeído 37% V/V (volume de formaldeído por volume de solução).

A concentração de formaldeído no desinfetante, em porcentagem volume por volume, é:”

a) 1,0 %

b) 3,7 %

c) 10 %

d) 37 %

Alternativa correta: B. Para solucionar este problema, o primeiro passo é determinar a quantidade de formaldeído no desinfetante. Para isso, aplica-se o conceito de título, para 37% V/V e 10 mL. Feito isso, determina-se a porcentagem de formaldeído na solução global, utilizando os 100 mL de referência.

Questão 2 – UFRJ

“Para a prevenção de cáries, em substituição à aplicação local de flúor nos dentes, recomenda-se o consumo de “água fluoretada”. Sabendo que a porcentagem, em massa, de fluoreto de sódio na água é de 2 · 10–4 %, um indivíduo que bebe 1 litro dessa água, diariamente, terá ingerido uma massa desse sal igual a: (densidade da água fluoretada: 1,0 g/mL)”

a)2 · 10–3 g.

b)3 · 10–3 g.

c)4 · 10–3 g.

d)5 · 10–3 g.

e)6 · 10–3 g.

Alternativa correta: A. A questão traz mais um conceito comum que aparece nos exercícios de título, a densidade. Uma vez que desejamos calcular o título em massa, devemos aplicar a densidade para transformar o volume do problema em massa. Com isso, é possível resolver o exercício aplicando uma regra de três simples!

Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação exemplos e exercícios que envolvem o título em massa e em volume. Por ser um assunto importante e de fácil aplicação, o título é cobrado com frequência em diversos vestibulares. Assim, não deixe de estudar o assunto, para se sair bem nas questões desse tipo!

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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

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