Estudando a Diluição de Soluções

As soluções são cada vez mais importantes para alunos que vão prestar o Enem e outros vestibulares. Nesse contexto, a diluição de soluções ganha espaço, uma vez que é um assunto comum em nosso dia a dia e que aparece com frequência em exercícios dos vestibulares.

Dessa maneira, você acompanha a seguir tudo sobre a diluição de soluções, explicando sobre a aplicabilidade e como este processo é importante em nossa rotina. Além disso, você também confere a equação para a diluição, assim como suas variáveis e unidades envolvidas.

O que é a diluição de soluções?

Em primeiro lugar, é muito importante entendermos o que é a diluição de soluções. Esse processo, que possui uma série de aplicações, consiste em adicionar ou remover solvente em uma solução química já existente, sem alterar a massa de soluto.

Portanto, a diluição consiste em alterar a concentração de um soluto. Afinal, enquanto ocorrem modificações na quantidade de solvente, a massa do soluto não é alterada.

Aplicações da diluição

A diluição é cada vez mais cobrada por ser um processo muito importante para a indústria e até mesmo para o nosso dia a dia. Na indústria, a diluição é aplicada para se obter soluções de concentração conhecida e suficiente para uma atividade. Normalmente, essa solução é obtida a partir de um soluto de alta concentração.

No dia a dia também encontramos aplicações da diluição. Por exemplo, alguns desinfetantes e amaciantes são vendidos na forma concentrada. Em função disso, ao utilizar esses produtos é recomendado diluí-los em água, para garantir o uso adequado do produto!

Equação para o cálculo da diluição de soluções

Por fim, é possível utilizar uma equação simples para o cálculo da diluição de soluções. Essa equação é baseada na concentração [g/L] de da solução, calculada pela razão entre a massa [g] do soluto e volume [L] da solução, nos instantes inicial e final. Ou seja:

Em que C é a concentração, m1 a massa do soluto, V o volume da solução, i o instante de tempo inicial e f o instante final da diluição de uma solução. Uma vez que a massa de soluto não é alterada, é possível escrever a equação da diluição de soluções da seguinte maneira:

Onde:

  • Ci: Concentração inicial do soluto;
  • Cf: Concentração final do soluto;
  • Vi: Volume inicial da solução; e
  • Vf: Volume final da solução.

Perceba que também é possível aplicar outras unidades à equação da diluição. Apesar disso, é importante que você utilize unidades iguais dos dois lados da igualdade. Além disso, as unidades de concentração e volume devem se relacionar, ou seja, não adianta utilizar volume em mL e concentração em g/L!

Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação tudo sobre a diluição de soluções. Esse processo, que possui diversas aplicações interessantes na indústria e no dia a dia, pode ser calculado por meio de uma equação simples, mas que apresenta ótimos resultados!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like