A diluição de soluções é um processo muito importante para a indústria e o dia a dia. Consequentemente, este conteúdo é cada vez mais cobrado no Enem e em outros vestibulares. Portanto, conhecer o assunto e entender como o conteúdo é cobrado pode garantir pontos fundamentais nas provas de química.
Dessa maneira, você acompanha a seguir alguns exercícios sobre diluição de soluções, explicando como o conteúdo foi abordado no problema e a melhor maneira para solucioná-los. Com isso, você poderá entender como o assunto é cobrado, melhorando ainda mais a sua preparação!
Indice
Questão 1 – UEL
Misturam-se 200 ml de solução de hidróxido de potássio de concentração 5g/L com 300 ml de solução da mesma base com concentração 4g/L. A concentração em g/L da solução final vale:
a) 0,5
b) 1,1
c) 2,2
d) 3,3
e) 4,4
Solução
Alternativa correta: E. Apesar de ser um exercício simples sobre diluição, o problema traz um conteúdo interessante. Afinal, a concentração e o volume não estão em unidades equivalentes. Note que, ao ponderar as duas soluções, é possível encontrar a sua concentração final.
Questão 2 – Enem 2019 – PPL
Nos municípios onde foi detectada a resistência do Aedes aegypti, o larvicida tradicional será substituído por outro com concentração de 10% (v/v) de um novo princípio ativo. Para evitar erros de manipulação, esse novo larvicida será fornecido em frascos plásticos e todo o seu conteúdo deve ser diluído em água até o volume final de 1L. O objetivo é obter uma concentração final de 2% em volume do princípio ativo. Que volume de larvicida deve conter o frasco plástico ?
a) 10 mL
b) 50 mL
c) 100 mL
d) 200 mL
e) 500 mL
Solução
Alternativa correta: D. Para trabalhar com a equação da diluição de soluções, é necessário aplicá-la duas vezes. A primeira aplicação em relação ao volume final e a segunda em relação ao volume do larvicida. No entanto, a resolução do problema não é complicada!
Questão 3 – UFRGS
O soro fisiológico é uma solução aquosa 0, 9% em massa de NaCl. um laboratorista preparou uma solução contendo 3,6g de NaCl em 20mL de água qual o volume aproximado de água será necessário adicionar para a concentração corresponde a do soro fisiológico?
a) 20 ml
b) 180 ml
c) 380 ml
d) 400 ml
e) 1000 ml
Solução
Alternativa Correta: C. A porcentagem nos indica que temos 0,9g de NaCl em 100g de água. A partir disso, é possível encontrar a o volume final da solução, por meio da equação da diluição. No final do problema, lembre-se de descontar os 20 mL iniciais, para obter o volume adicionado à solução!
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação três exercícios interessantes sobre a diluição de soluções. A partir da leitura e resolução destes problemas, você estará apto a resolver problemas do Enem e de outros vestibulares sobre o assunto!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/