As provas de física são muito importantes dentro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o calor é um dos assuntos com maior importância no estudo da física. Assim, conteúdos que envolvem calor são cobrados com frequência no exame, como os conceitos de calor sensível e calor latente.
Embora ambos sejam definidos como calor, o calor sensível e o calor latente possuem aplicações diferentes e que se complementam. Portanto, é necessário entender a importância de cada um desses conceitos, assim como a diferença entre os dois tipos de calor.
Dessa forma, você acompanha a seguir a definição de calor sensível e calor latente, deixando clara a diferença entre essas duas formas de calor. Além disso, você também entenderá a definição de calor, assim como as principais unidades utilizadas para os tipos de calor.
Indice
Calor
Antes de mais nada, é importante compreender o conceito de calor. O calor é definido como a energia térmica em trânsito, que flui em função da diferença de temperatura entre dois corpos. Além disso, o calor é transferido naturalmente do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
Portanto, não confunda calor e temperatura! Enquanto a temperatura mede o grau de agitação das moléculas de um corpo, o calor é uma forma de energia que ocorre em função da diferença de temperatura. Ademais, o calor ocorre de duas formas, calor sensível e calor latente.
Calor Sensível
O calor sensível é a forma mais conhecida de calor, sendo também a mais cobrada nos exercícios do Enem e outros vestibulares. O calor sensível é a forma de calor em que qualquer energia fornecida/retirada de um corpo resultará em uma variação de temperatura.
Por exemplo, considere um sistema com água a 20°C. Qualquer energia fornecida ao sistema irá resultar em uma variação de temperatura. Além disso, a quantidade de calor necessária para promover uma mudança de temperatura é dada pela Equação Fundamental da Calorimetria:
Onde:
- Q é a quantidade de calor a ser fornecida/retirada do corpo [J];
- m é a massa do corpo [Kg];
- c é o calor específico da substância [J/Kg.K]; e
- T é a variação de temperatura que se deseja obter [K].
Calor Latente
Apesar de o calor sensível ser o mais conhecido, o calor latente também está presente em nosso dia a dia e é muito importante! O calor latente é definido como a quantidade de energia necessária para mudar a fase de um corpo.
Por exemplo, sabemos que a água funde a 0°C. No entanto, ao chegar nessa temperatura, o gelo não derrete instantaneamente. Ou seja, é necessário fornecer uma certa quantidade de calor para mudar a fase por completo. Esse calor é denominado calor latente, e é dado pela equação:
Onde:
- Q é a quantidade de calor para mudar de fase o corpo [J];
- m é a massa do corpo [Kg]; e
- L é o calor latente de fusão/vaporização [J/Kg].
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação tudo sobre o calor sensível e calor latente. Essas duas formas de calor são importantíssimas para quem vai participar do Enem e outros vestibulares e deseja ir bem nas questões de física!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/