Exercícios Sobre Calor Sensível e Calor Latente

Lista de exercícios Movimento Retilíneo Uniforme
Artigos de Física

Depois de compreender todos os conceitos teóricos sobre o calor latente e calor sensível, chegou a hora de resolver exercícios sobre o assunto. Afinal, os exercícios são indispensáveis para garantir a melhor preparação para o Enem e outros vestibulares importantes.

Dessa forma, você irá acompanhar a seguir exercícios sobre calor sensível e calor latente do Enem. Com isso, além de exercitar o conteúdo estudado anteriormente, você poderá entender como o assunto é cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio.

Questão 1 – Enem 2019

Em uma aula experimental de calorimetria, uma professora queimou 2,5 g de castanha-de-caju crua para aquecer 350 g de água, em um recipiente apropriado para diminuir as perdas de calor. Com base na leitura da tabela nutricional a seguir e da medida da temperatura da água, após a queima total do combustível, ela concluiu que 50% da energia disponível foi aproveitada. O calor específico da água é 1 cal g−1 °C−1, e sua temperatura inicial era de 20 °C.

Qual foi a temperatura da água, em grau Celsius, medida ao final do experimento?

a) 25

b) 27

c) 45

d) 50

e) 70

Solução

Alternativa correta: C. Para solucionar este problema, o primeiro passo é determinar quanta energia foi aproveitada no experimento. Para isso, é necessário considerar o valor energético para 2,5g de castanha, assim como a eficiência do processo. Feito isso, é possível solucionar o problema aplicando a Equação Fundamental da Calorimetria.

Questão 2 – Enem 2009

“Em grandes metrópoles, devido a mudanças na superfície terrestre – asfalto e concreto em excesso, por exemplo – formam-se ilhas de calor. A resposta da atmosfera a esse fenômeno é a precipitação convectiva. Isso explica a violência das chuvas em São Paulo, onde as ilhas de calor chegam a ter 2 a 3 graus centígrados de diferença em relação ao seu entorno.” 

Revista Terra da Gente. Ano 5, nº 60, Abril 2009 (adaptado). 

As características físicas, tanto do material como da estrutura projetada de uma edificação, são a base para compressão de resposta daquela tecnologia construtiva em termos de conforto ambiental. 

Nas mesmas condições ambientais (temperatura. umidade e pressão), uma quadra terá melhor conforto térmico se… 

a) pavimentada com material de baixo calor específico, pois quanto menor o calor específico de determinado material, menor será a variação térmica sofrida pelo mesmo ao receber determinada quantidade de calor.

b) pavimentada com material de baixa capacidade térmica, pois quanto menor a capacidade térmica de determinada estrutura, menor será a variação térmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor.

c) possuir um sistema de sucção do vapor d’água, pois ambientes mais secos permitem uma mudança de temperatura lenta, já que o vapor d’água possui a capacidade de armazenar calor sem grandes alterações térmicas, devido ao baixo calor específico da água (em relação à madeira, por exemplo).

d) pavimentada com material de alta capacidade térmica, pois quanto maior a capacidade térmica de determinada estrutura, menor será a variação térmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor.

e) possuir um sistema de vaporização, pois ambientes mais úmidos permitem uma mudança de temperatura lenta, já que o vapor d’água possui a capacidade de armazenar calor sem grandes alterações térmicas, devido ao baixo calor específico da água (em relação à madeira, por exemplo).

Solução

Alternativa correta: D. Esse problema traz o conceito de capacidade térmica, que é o produto entre o calor específico de uma substância e a sua massa. Dessa maneira, uma capacidade térmica alta fará com que o pavimento tenha uma menor variação de temperatura ao receber uma quantidade de calor.

Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação dois exercícios que envolvem os conceitos de calor sensível e calor latente. Entender esses problemas é fundamental para quem vai prestar o Enem, uma vez que o conceito de calor é muito importante para a física e, consequentemente, para a prova!

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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

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