Faça Um Ritual Antes de Começar Uma Sessão de Estudos

Muita calma antes de nos acusar de qualquer tendência religiosa. O intuito dessa matéria é apenas melhorar seu rendimento na hora dos estudos para o Enem. Vamos lá!

Como já destacamos em outras oportunidades, o nosso cérebro é uma máquina extremamente poderosa e, talvez justamente por isso, seja ao mesmo tempo tão complexa. Existem pessoas que conseguem, por exemplo, gravar todos os jogadores do seu time de coração e não decoram três fórmulas matemáticas para a prova do dia seguinte! Parece estranho, mas como deve perceber, essa situação não é nem um pouco absurda.

Evidentemente que, no exemplo acima, uma boa explicação é a questão do interesse. Gostar de futebol e ter aversão a matemática provavelmente justifica boa parte desse aparente paradoxo. Contudo, existem outros detalhes que contribuem para que sua memória funcione tão bem para uma coisa e tão mal para outra.

Caso você conviva com alguém apaixonado por futebol, perceba como essa pessoa se prepara para o jogo (mesmo que ele não vá jogar!). Ela veste a camisa do clube, convida os amigos, compra um petisco etc. Todo esse ritual faz com que o cérebro entenda que a hora do jogo está chegando. E minutos antes do apito inicial, quando os níveis de atenção/concentração estão praticamente no auge, aparece a escalação. Resultado? Provavelmente ele saberá identificar todos os jogadores de cada posição.

Que tal usar essa estratégia para seus estudos?

A partir de agora, comece a fazer um pequeno ritual antes de estudar. Isso mesmo. Pode ser qualquer coisa. Ajeite o ambiente, alongue-se ou até mesmo prepare um “cafezinho”. Não importa o que seja. O ideia aqui é avisar o seu cérebro que, dentro de poucos instantes, é hora de estudar. Depois de alguns dias, você perceberá como “ele” entenderá direitinho o recado, pois a eficiência do seu estudo deve aumentar significativamente.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.