Gabarito do Enem 2015 Sairá Até 3° Dia Após as Provas

Neste final de semana finalmente teremos a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Após encerrar os testes, muitos candidatos sairão a procura do gabarito para saberem quais as alternativas corretas em cada questão e, consequentemente, calcularem seu número de acertos.

Apesar de inúmeros gabaritos extra-oficiais serem disponibilizados por escolas, sites especializados e cursinhos logo após o encerramento de cada dia de prova, o Edital do Enem 2015 informa que os gabaritos oficiais serão liberados na página da internet do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até o terceiro dia após o encerramento do exame, portanto até a quarta-feira da semana que vem, dia 28 de outubro.

É importante compreender que serão oito gabaritos ao todo. Isso porque temos dois dias de provas e, em cada dia, quatro cadernos diferentes, cujas ordens das questões são alteradas para dificultar tentativas de cola. No sábado temos os cadernos branco, rosa, amarelo e azul, já no domingo repetem-se as provas amarela, rosa e azul, com substituição do branco pelo cinza.

Lembramos ainda que, mesmo com o aproveitamento em mãos, não será possível saber o desempenho final em cada prova objetiva, por conta da complexidade da Teoria da Resposta ao Item (TRI), usada para atribuição de notas do Enem. Entre outros dados, essa metodologia leva em consideração o nível de dificuldade das questões e o padrão de acerto dos candidatos.

Por fim, ressaltamos que o momento agora é de concentração e descanso para chegar bem preparado nos dias 24 e 25. Quanto ao gabarito oficial do Enem, basta ficar ligado em nosso portal que publicaremos assim que o mesmo for liberado pelo Inep.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.