A partir de 2018 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) utilizará exclusivamente o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso de novos alunos para seus cursos superiores.
A decisão foi tomada no início deste mês de março em reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), órgão que reúne a reitora, pró-reitores e diretores-gerais de câmpus do Instituto catarinense.
Com a novidade, o vestibular que ocorrerá no final deste ano de 2017 e cujas inscrições abrem em 11 de abril será o último do modelo antigo, que preenche metade das vagas dos cursos de graduação pelo próprio processo seletivo institucional do IFSC e a outra metade pelo Sisu, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e que usará exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) como critério de seleção.
De acordo com Maria Clara Kaschny Schneider, presidente do Codir e reitora, a decisão simplifica o modelo de ingresso do instituto, facilitando a compreensão das regras por parte dos vestibulandos ao mesmo tempo em que torna mais prática a divulgação e a organização para os profissionais do IFSC:
É um grande avanço. Em um processo único, a divulgação é melhor e não precisamos explicar para a comunidade que temos mais de uma forma de ingresso nos cursos superiores. Vamos nos concentrar em resolver os desafios dessa forma de ingresso.
Fonte: Portal IFSC