O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou, na última semana, a alteração da data de aplicação do Encceja 2017 PPL – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade. De acordo o comunicado, a avaliação, que estava prevista para 21 e 22 de novembro, agora será realizada somente em 19 e 20 de dezembro.
O Encceja é o exame usado para retirada do certificado de conclusão do Ensino Fundamental e, a partir da edição deste ano, também serve para certificação do Ensino Médio, em substituição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A aplicação PPL é dedicada exclusivamente a encarcerados e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. O procedimento de inscrição, acompanhamento do cadastro e verificação do resultado/solicitação do certificado no sistema do Inep, é função exclusiva do responsável pedagógico, um funcionário indicado por cada Unidade Prisional ou Socioeducativa.
Conforme definido pelo Inep, as provas (120 questões de quatro áreas) ocorrerão entre 9h e 13h e depois das 15h às 20h, em cada dia de resolução do Encceja, respeitando a seguinte divisão:
- Ensino Fundamental (19 de dezembro): Prova I – Ciências Naturais; Prova II – História e Geografia; Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Prova IV – Matemática;
- Ensino Médio (20 de dezembro): Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Prova II – Ciências Humanas e suas Tecnologias; Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; Prova IV – Matemática e suas Tecnologias.
Vale esclarecer que a primeira aplicação do Encceja 2017, para mais de 1,5 milhão de candidatos em todo o Brasil, ocorrerá neste domingo, 19 de novembro, nos horários das 9h às 13h e das (turno da manhã) e das 15h30min às 20h30min (noturno), sempre no horário oficial de Brasília.
Fonte: Inep