Inep Prevê Resultado Enem 2015 Por Escolas Para 4 de Outubro

Conforme portaria publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial da União (DOU), o resultado do Enem 2015 por escolas tem divulgação prevista para a data de 4 de outubro.

Além do dia da provável liberação do desempenho das unidades escolares, o documento também determina os métodos e cálculos utilizados para definição das médias/notas de cada instituição. Vale esclarecer que esse aparente “atraso” na publicação do resultado do Enem escolar é normal. A edição de 2014, por exemplo, teve a consulta liberada somente em agosto do ano passado (veja aqui).

De acordo com as regras do Inep, para uma instituição educativa participar da avaliação, seja ela pública ou privada, é preciso que pelo menos dez alunos tenham prestado a edição do Enem 2015 e que tenham atingido no mínimo 50% de taxa de participação (em relação ao número total de alunos concluintes do ensino médio na própria instituição).

Ainda conforme as normas para avaliação das escolas, são considerados “participantes” alunos de uma unidade que tenham comparecido nos dois dias do exame e realizado todas as provas objetivas e a redação, além de ter obtido nota maior que zero em cada uma delas, sem ser eliminado na produção textual. Por fim, também era preciso estar matriculado regularmente no último ano do ensino médio em 2015.

Motivo de polêmicas por conta do uso indevido dos resultados no chamado “ranking de escolas do Enem”, o exame por instituição vem sofrendo alterações em algumas regras para reduzir manipulações de escolas particulares.

Fonte: Agência Brasil

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.