A partir da próxima quinta-feira, 30 de agosto, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, abre seu período de inscrições para o Vestibular 2013.1, com vagas para entrada no primeiro semestre. A data foi definida pela Pró-reitoria de Ensino (PRE) na última quarta-feira (22). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página www.comprov.ufcg.edu.br, até às 23h59min do dia 26 de setembro. A taxa será de R$ 15.

Importantíssimo esclarecer que este processo seletivo para ingresso em 2013 sofreu alterações em relação as edições anteriores. De agora em diante, serão realizadas duas seleções por ano, uma para entrada no primeiro semestre letivo e outra para entrada no segundo, como ocorre com a maioria das universidades públicas brasileiras.

Com o novo formato, o candidato que for reprovado no Vestibular 2013.1 poderá participar do Vestibular 2013.2, cujas inscrições ocorrem no primeiro semestre do ano que vem, com a opção de escolher outro curso, se preferir, não necessitando pagar novamente a taxa de R$ 15. Caso se inscreva apenas no Vestibular 2013.2, será necessário pagar a taxa.

Outra mudança no processo de seleção da universidade é a possibilidade dos aprovados renunciarem o direito a sua vaga, após divulgação de lista com os nomes dos candidatos classificados por curso, em quantidade até cinco vezes maior que o número de vagas disponíveis. Haverá um prazo para esta desistência, somente então após esse período a UFCG publicará edital convocando os candidatos para matrícula. Essa medida se faz muito interessante pois reduz a quantidade de vagas remanescentes, acelerando assim o preenchimento de todas as vagas.

A nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 será o único critério de seleção das duas edições do Vestibular UFCG 2013. Vale lembrar que apesar de utilizar as notas do exame, a instituição não adere ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação. O interessado em participar do processo seletivo também deve saber que se ele estiver com alguma das cinco provas do Enem zeradas ou ficar abaixo de 400 pontos na média aritmética das cinco notas, estará automaticamente excluído pelo ponto de corte.

A primeira edição do Vestibular 2013 da UFCG oferta 3.115 vagas, enquanto o Vestibular 2013.2, disponibilizará 1.600, totalizando 4.715 vagas nos 75 cursos de graduação, distribuídos nos sete campi da instituição: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

 

Leia nossos artigos sobre a polêmica das cotas:

 

Adquira GRATUITAMENTE o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.