Após mais de uma semana aberto, chegamos ao fim do período de votação da nossa enquete referente a  Lei que prevê 50% das vagas em universidade federais reservadas para cotistas sociais e raciais.

Antes de qualquer comentário, gostaríamos de agradecer a todos nossos leitores que participaram votando e/ou deixando sua opinião sobre o assunto proposto.  Foram mais de 500 votos e não houve a necessidade de censurar nenhum comentário, pois todas as colocações foram feitas de maneira respeitosa.

Quanto ao resultado da votação, o mesmo mostrou que, independente da decisão da presidenta Dilma Rousseff, muitas críticas estão por vir.

 

Vamos aos números finais:

Total de votos: 503

A favor das cotas: 245, que representam 48,71 %

Contra as cotas: 258, que representam 51,29%

Período de votação: 8 dias

 

Vale ressaltar que nossa enquete, assim como qualquer pesquisa, apresenta possíveis distorções e imprecisões. Duas delas merecem destaque:

1)      Muitas pessoas são a favor de uma das cotas (racial ou social) e não das duas, o que tornou seus votos evidentemente descaracterizados.

2)      Certamente, uma parcela significativa daqueles possíveis beneficiados com a lei das cotas estaria impossibilitada de participar da votação, por não ter acesso à internet.

Assim como o resultado final, e independente da resposta vencedora, houve um enorme equilíbrio durante toda a votação. Da abertura ao fechamento, nunca foi observado uma diferença que caracterizasse, de fato, uma tendência na opinião dos nossos visitantes.

Ou seja, devido a margem de erro, podemos considerar um empate técnico. Difícil imaginar tamanha paridade em qualquer outra polêmica.

Não se esqueça que a questão deve novamente ganhar os noticiários de todo o país ainda essa semana, pois Dilma tem até o dia 29 desse mês para sancionar ou não a referida lei. Estamos de prontidão para informar qualquer decisão da presidenta.

A equipe Infoenem agradece novamente a colaboração de todos e destaca que, embora a votação esteja encerrada, sua participação continua sendo muito importante para nós. Artigos, comentários e sugestões de novas enquetes são sempre bem vindos ao nosso portal.

Segue a tabela com os resultados.

 

Noticias relacionadas: 

Leia nossos artigos sobre a polêmica:

 

Adquira o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.