Na próxima segunda-feira, 08 de maio, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – dará início ao prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017).
Neste momento a ansiedade toma conta dos estudantes que pretendem prestar as provas que serão aplicadas em novembro, juntamente com uma série de dúvidas sobre o processo de cadastro nesta edição do exame. Pensando nestes futuros candidatos, publicamos esta matéria com perguntas e respostas sobre as inscrições do Enem 2017. Se você é um deles, vale a pena conferir!
Indice
1. Até quando estarão abertas as inscrições?
De acordo com o Edital, os candidatos terão até às 23h59 do dia 19 de maio – uma sexta-feira – para se inscrever no Enem.
2. Como e onde poderei fazer minha inscrição?
As inscrições do Enem são 100% online, através de formulário que será disponibilizado na página do participante no sistema do Inep (aqui) no período indicado. Quem não possui conexão com a internet poderá se inscrever em local que possua acesso a rede, seja na escola em que estuda, na casa de um amigo ou estabelecimento comercial (lan house, café etc.).
3. A inscrição no Enem 2017 é gratuita?
Não. Para confirmar participação no Enem é necessário realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 82,00 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). A exceção fica por conta dos alunos que estão matriculados no último do ensino médio em escolas públicas de todo o Brasil, que estarão automaticamente isentos deste custo.
4. Não tenho dinheiro para pagar a taxa do Enem. Posso pedir a isenção deste valor?
Sim, desde que se enquadre numa das regras de isenção definidas pelo Inep para esta edição, que são a inscrição no CadUnico (Cadastro Único do Governo Federal) ou a Lei de Isenção em Processos Seletivos de Instituições Federais. Para entender detalhadamente cada uma delas, recomendamos a leitara atenta deste artigo.
5. Não me encaixo nas regras de isenção. Até quando e onde posso pagar a taxa?
A taxa de inscrição do Enem 2017 pode ser paga até 24 de maio em qualquer agência bancária, em casas lotéricas ou até mesmo nos Correios.
6. Posso pagar a taxa de inscrição após o vencimento do GRU?
Não. O candidato que não obtiver a isenção e não pagar os R$ 82 referentes a taxa de inscrição dentro do prazo de vencimento não poderá mais fazê-lo, sendo que estará automaticamente fora do Enem 2017.
7. Depois de Concluir a inscrição e pagar a taxa, o que devo fazer?
Basta aguardar o sistema do Inep ser atualizado e confirmar o pagamento. Vale reforçar que isso pode demorar até algumas semanas após o fim do período de pagamento do GRU. Vale ressaltar, inclusive, que no Enem 2015 alguns candidatos chegaram a ter o status de sua inscrição alterado de “aguardando pagamento” para “inscrição cancelada”, conforme esclarecemos nesta matéria. No entanto, depois de algum tempo o Inep resolveu a questão.
4 comments
Preciso saber por favor se posso pagar a taxa de inscrição do ENEM com cartão de creditos.
Olá, fui pagar por codigo de barras, e imprimi o comprovante e dizia que vai pagar a taxa dia 24/05 as 23:45, será que vai valer? Ou vai anular minha inscrição?? Obs: o vencimento é dia 24/05
boa tarde quando me inscrevi para o emen marquei a modalidade eja mas depois de 3dias meus amigos falaram que era a regular e eu acai errando e n consigo alterar pelo site como devo alterar ou como posso entrar em contato com algem que consiga fazer esta alteração
Boa tarde eu fiz a minha inscrição do Enem hoje meio dia e na hora de preencher a modalidade de ensino eu coloquei: Educação Especial- Modalidade substitutiva sendo que eu deveria colocar Educação Regular. Fui tentar editar no site do participante mas não tem a opção de editar a modalidade de ensino.
Eu gostaria de saber como eu edito ou se isso vai me prejudicar na hora de eu fazer uma prova ou concorrer a bolsas.