Instituto Politécnico de Porto (IPP-Portugal) Adere ao Enem

Nesta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) assinou contrato com mais uma instituição portuguesa para uso do Enem como critério de seleção de estudantes brasileiros. Trata-se do Instituto Politécnico de Porto (IPP).

Quem acompanha frequentemente os informativos do Portal infoEnem já está se acostumando com este tipo de notícia, afinal, após as universidades de Coimbra e Algarve, que aderiram ao exame em 2014, neste ano os Institutos politécnicos de Leiria e de Beja também o fizeram. Desta forma, o IPP é a quinta instituição de Portugal a adotar o nosso maior concurso.

Com sede na cidade do Porto e unidades nos municípios de Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Felgueiras, o IPP possui hoje uma comunidade que passa da casa dos 18.500 estudantes. Vice presidente do instituto, Carlos Ramos esclareceu que deste total cerca de 300 alunos são brasileiros e que a tendência é que essa quantidade aumente. Em declaração, ele explica as vantagens da adesão ao Enem:

Portanto, para nós, inclusive na perspectiva de simplificar o processo, havendo um exame confiável de acesso ao ensino superior brasileiro, como é o caso do Enem, o melhor é utilizar exatamente esse mesmo sistema.

O instituto oferece cursos nas áreas de Engenharia, Contabilidade e Administração, Gerenciamento, Turismo e Hospedagem, Estudos Industriais, Tecnologia, Educação, Música e Artes Performáticas e Ciências da Saúde.

Os estudantes brasileiros que forem aprovados poderão integrar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pagando uma taxa anual que varia entre 1.500 e 2.250 euros, equivalente a aproximadamente 6 até 9 mil reais.

As inscrições para a seleção de estudantes estrangeiros do IPP devem ter início em setembro, no próprio site do instituto.

Fonte: Inep

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.