Mais Detalhes Sobre as Apostilas Enem 2015 do infoEnem

Falta muito pouco. Conforme já anunciamos aqui no Portal infoEnem, nossas Apostilas para o Enem 2015 já estão prontas e serão lançadas na próxima terça-feira, dia 3 de fevereiro. Enquanto a data não chega, temos publicado várias matérias para esclarecer aos nossos leitores mais detalhes do material.

Para quem ainda não conhece, trata-se de um kit com 4 apostilas voltadas para cada uma das provas objetivas do exame: Linguagens e Códigos; Matemática, Ciências Humanas; e da Natureza. O material traz um acervo com 1105 questões de TODAS as últimas 6 provas do Enem. E o melhor de tudo, ao final de cada apostila, o estudante terá em suas mãos resoluções detalhadas envolvendo o assunto de cada questão, além de comentários e dicas preciosas.

Saber que esse verdadeiro “avalanche” de resoluções foi elaborado com muito trabalho por uma equipe de especialistas de primeira classe, acrescenta ainda mais credibilidade às nossas apostilas, levando confiança para aqueles que desejam adquirir um material que realmente faça a diferença em seu desempenho no Enem.

Mas apenas falar não basta, não é mesmo? Então, vamos PROVAR que nosso material é diferente de qualquer outro que já tenha visto. Hoje, trazemos mais um modelo de questão, resolvida e comentada, presente em nossas apostilas. Desta vez escolhemos uma questão de Sociologia, solucionada pela socióloga Thayse Zambon, graduada pela UNICAMP e responsável por todos os itens da disciplina no material do infoEnem. Veja:

Enem 2013 – Caderno Branco – Questão 19

Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.

Coroação do Rei do Congo em Santo Amaro, Bahia apud DEL PRIORE, M. Festas e utopias no Brasil colonial. In: CATELLI JR., R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).

Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de:

a) exclusão social.
b) imposição religiosa.
c) acomodação política.
d) supressão simbólica.
e) ressignificação cultural.

 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa E

Este item apresenta um trecho que descreve parte de uma festa popular brasileira que representa a coroação do Rei do Congo, mais conhecida como Congado. Para responder a questão seria necessário ter certo conhecimento sobre essa festividade e sua origem. A coroação do Rei do Congo é uma expressão cultural, uma festa, com origem religiosa que mescla crenças africanas com cristãs.

Desse modo, o congado é um movimento sincrético, ou seja, junção de diferentes crenças e doutrinas de modo harmônico, onde figuras e tradições típicas de religiões africanas, como a umbanda, unem-se às tradições católicas. Isso fica evidente quando observamos que o Rei do Congo é uma figura tradicional da Umbanda, representado por um preto velho muito humilde e amado; e quando a festa do congado é realizada na festa de Nossa Senhora do Rosário.

O congado não é a única representação que une tradições africanas às de origem cristã. No Brasil observa-se tal sincretismo em muitas outras festas e tradições. Isso ocorreu pois os negros de origem africana e seus descendentes reagiram ao choque cultural ocorrido nos tempos de escravidão do Brasil com uma ressignificação cultural, ou seja, não abandonaram sua cultura, mas também não a preservaram na íntegra, ressignificaram-na, mesclando a cultura que estava sendo imposta à sua tradicional, eliminando conflitos e chegando ao sincretismo. As outras alternativas que compõem a questão podem até representar verdades do que ocorreu em parte com a cultura negra no Brasil Colônia, contudo a expressão festiva da\ coroação do Rei do Congo a qual o trecho se refere não representa nenhuma delas senão a alternativa correta.

Impressionante a maneira didática com que Thayse aprofunda o assunto exigido pela questão, fazendo parecer fácil a compreensão daquele conteúdo. Esse é o padrão de qualidade das mais de MIL questões presentes em nossas Apostilas Enem 2015.

Se interessou pelo material? Então anote aí: o lançamento oficial ocorre no dia 3 de fevereiro, terça-feira que vem!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.