MEC Pode Criar Edição Especial do Sisu Para Vagas Ociosas

Conforme declaração da Secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, o governo pretende criar uma edição especial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o preenchimento de vagas remanescentes em instituições públicas de ensino superior.

A representante da pasta esclareceu que o projeto foi anunciado ainda durante o governo do ex-Ministro Aloisio Mercadante e que pode ser lançado já no próximo mês de julho.

O principal motivo da iniciativa, segundo a secretária, é que o número de vagas excedentes após a primeira edição do Sisu 2016 foi alto e o preenchimento posterior muito abaixo da expectativa do MEC. Os dados mostraram que, dos 120 mil postos ociosos, somente em torno de 3 mil foram ocupados.

Maria Helena também explicou que a ideia é utilizar este possível processo seletivo do Sisu para abrir as vagas não só a pretendentes de um curso superior, mas também para alunos que já estão matriculados na graduação e pretendem trocar de curso ou de instituição, para uma mesma área:

Isso foi considerado muito positivo. Ter aberto o sistema obviamente demonstrou uma intenção interessante de favorecer alunos que estão em uma instituição e querem ir para outra.

Apesar de estudar colocar em prática o projeto, o MEC ainda procura compreender o motivo dessa reduzida taxa de preenchimento de vagas remanescentes, motivo pelo qual a secretária executiva já solicitou o envio de questionários às instituições de ensino participantes tratando do assunto.

As informações foram retiradas de matéria publicada na Agência Brasil.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.