O Que Torna um Carro Seguro Durante Uma Tempestade? Confira!

Lista de exercícios Movimento Retilíneo Uniforme
Artigos de Física

Certamente você já ouviu que um carro é um excelente abrigo durante uma tempestade. E essa informação é verdadeira! Os carros são abrigos excelentes para quem deseja se refugiar durante uma tempestade, e o assunto costuma ser abordado por alguns vestibulares importantes, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apesar disso, você sabe o que torna um carro seguro durante uma tempestade? São os pneus de borracha? Ou algum outro fenômeno? Se você acha que os pneus são os responsáveis por essa segurança, saiba que isso não é verdade! Dessa forma, vamos apresentar a seguir o fenômeno da blindagem eletrostática, destacando o porquê esse fenômeno é o responsável pela segurança no interior do veículo durante uma tempestade!

A Blindagem eletrostática é a responsável pela proteção no interior dos veículos

Vamos iniciar este conteúdo explicando o motivo pelo qual os pneus não são os responsáveis por essa proteção. Os pneus são feitos de borracha, logo são materiais isolantes. No entanto, essa proteção não é infinita, e as descargas elétricas oriundas de um raio, ou de fios de alta tensão por exemplo, são muito maiores do que os pneus poderiam suportar. Dessa forma, mesmo os pneus sendo isolantes, eles não seriam suficientes para a sua proteção!

Diante disso, com certeza existe um outro fenômeno responsável pela sua proteção, e esse fenômeno é a blindagem eletrostática! Provada no ano de 1836 por Michael Faraday, a blindagem eletrostática diz que o campo elétrico dentro de um condutor em equilíbrio eletrostático (como uma gaiola, por exemplo), é sempre nulo. No caso dos veículos, essa gaiola metálica é feita por toda a lataria. Assim, quando o raio atinge o veículo, a descarga elétrica se espalha por toda a carcaça metálica, mas o interior permanece sem nenhum efeito!

Note que isso é válido para veículos que estejam completamente fechados e não sejam conversíveis! Sendo assim, garanta isso antes de se abrigar em caso de tempestades!

Questão do Enem

Como destacamos na publicação, este assunto costuma ser cobrado em diversos exames, como é o caso do Enem. Muitos alunos deixam a blindagem eletrostática de lado na hora da prova, e atribuem a proteção aos pneus, o que agora sabemos que não é verdade! Desse modo, confira a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do Enem, que aborda todo o conteúdo apresentado nessa publicação!

“Há muitos mitos em relação a como se proteger de raios, cobrir espelhos e não pegar em facas, garfos e outros objetos metálicos, por exemplo. Mas, de fato, se houver uma tempestade com raios, alguns cuidados são importantes, como evitar ambientes abertos. Um bom abrigo para proteção é o interior de um automóvel, desde que esse não seja conversível.

Qual o motivo físico da proteção fornecida pelos automóveis, conforme citado no texto?

a) Isolamento elétrico dos pneus.

b) Efeito de para-raios da antena.

c) Blindagem pela carcaça metálica.

d) Escoamento de água pela lataria.

e) Aterramento pelo fio terra da bateria.

Alternativa Correta: C. Perceba também que o exercício traz os pneus como uma das alternativas para justificar a proteção. Portanto, tenha muito cuidado durante as provas para não confundir os conceitos!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like