A blindagem eletrostática e a Gaiola de Faraday

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um conteúdo muito interessante e importantes para o estudo da física no Enem. Vamos falar sobre a blindagem eletrostática e a gaiola de Faraday. Para isso, além de apresentarmos as principais características deste fenômeno, vamos também mostrar uma questão retirada do próprio Enem que envolve a blindagem eletrostática, para que você compreenda como este assunto pode ser discutido durante as provas do Enem.

A blindagem eletrostática

A blindagem eletrostática é um fenômeno físico muito importante e que pode até mesmo salvar a sua vida em algumas situações! O fenômeno físico da blindagem eletrostática faz com que o campo elétrico no interior de condutor seja sempre nulo, em função da distribuição das cargas elétricas ao longo da superfície dos condutores em equilíbrio. Desta maneira, se você estiver no interior de uma superfície condutora, você não ficará sujeito à corrente elétrica. A blindagem eletrostática foi descoberta por Michael Faraday e possui diversas aplicações até hoje!

A gaiola de Faraday

Como mencionamos no final do tópico anterior, a blindagem eletrostática foi descoberta por Michael Faraday, em um experimento que foi denominado gaiola de Faraday. Neste experimento, Faraday ficou sentado no interior de uma grande gaiola metálica que recebia intensas descargas elétricas, para provar que não seria atingido pela corrente elétrica. Este fenômeno é tão importante devido às suas aplicações, como a proteção de componentes eletrônicos. Além disso, a blindagem eletrostática é o processo que garante a sua proteção contra raios dentro de um veículo, por exemplo. Afinal, a carcaça metálica condutora receberá a descarga e você não será afetado por estar no interior do veículo!

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo desta postagem, a blindagem eletrostática é um fenômeno interessante e que pode ser utilizado até mesmo em situações do nosso dia a dia (como a proteção em caso de tempestades). Para demonstrar como este conteúdo pode ser abordado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do Enem, que aborda os conceitos da blindagem eletrostática. Aproveite para treinar o conteúdo estudado ao longo desta postagem!

“Há muitos mitos em relação a como se proteger de raios, cobrir espelhos e não pegar em facas, garfos e outros objetos metálicos, por exemplo. Mas, de fato, se houver uma tempestade com raios, alguns cuidados são importantes, como evitar ambientes abertos. Um bom abrigo para proteção é o interior de um automóvel, desde que este não seja conversível.

OLIVEIRA, A. Raios nas tempestades de verão. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 10 dez. 2014 (adaptado).

 Qual o motivo físico da proteção fornecida pelos automóveis, conforme citado no texto?”

a) Isolamento elétrico dos pneus.

b) Efeito de para-raios da antena.

c) Blindagem pela carcaça metálica.

d) Escoamento da água pela lataria.

e) Aterramento pelo fio terra da bateria.

Alternativa correta: c.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!