O segundo dia de aplicação das provas do Enem acontece neste domingo (20/11)! Nesse dia, que é composto pelas provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias, os alunos deverão responder às 90 questões de ciências exatas, incluindo matemática, física, química e biologia.
Dessa maneira, esse é um dia repleto de contas nos exercícios, e a concentração é indispensável para os candidatos neste momento. Assim, vamos apresentar a seguir alguns cuidados importantes que os candidatos devem ter na hora de realizar o segundo dia de provas do Enem 2022. Esses cuidados são importantes para garantir o melhor aproveitamento das questões do segundo dia!
Indice
Quais cuidados devo tomar com o segundo dia de provas do Enem 2022?
Além de toda a preparação em relação ao conteúdo, o segundo dia de provas do Enem 2022 também exige dos alunos alguns cuidados especiais. Esses cuidados estão relacionados com detalhes das provas de ciências exatas, que aparecem com frequência nas provas do Enem, como:
- Tempo de prova;
- Notação Científica;
- Conversão de unidades; e
- Detalhes “multiplicadores”.
Tempo de prova
O tempo de prova do segundo dia do Enem 2022 é um dos detalhes que devem ser percebidos pelos alunos. Afinal, o exame conta com um tempo médio de resolução das questões e preenchimento do gabarito de 3 minutos. Além disso, as questões do Enem são conhecidas pela sua extensão, o que torna a situação ainda mais complicada.
Dessa maneira, tome cuidado com o tempo de resolução dos exercícios. Por exemplo, se achar que está gastando muito tempo em um exercício específico, deixe-o para resolver só no final da prova, para garantir tempo suficiente para as outras questões. Essa dica pode ajudá-lo a garantir alguns pontos importantes na hora da prova!
Notação científica
Ao realizar o segundo dia de provas do Enem, outro assunto que requer atenção é a notação científica. Ao trabalhar com notação científica, é possível expressar números muito grandes ou muito pequenos de uma forma simplificada. Dessa forma, a notação científica é cobrada em alguns exercícios durante o segundo dia de provas do Enem, e compreender esse assunto irá te garantir mais alguns pontos!
Conversão de unidades
Assim como a notação científica, a conversão de unidades também é muito cobrada durante as provas do Enem (inclusive, esses dois conceitos são cobrados juntos em alguns casos). Com isso, é indispensável que o aluno saiba converter as principais unidades utilizadas na física e na matemática, como unidades de massa, comprimento, volume, área e energia.
Detalhes “multiplicadores”
Por fim, também é fundamental estar atento em relação a pequenos detalhes que multiplicam o valor da resposta. Durante os textos extensos que aparecem na prova do Enem, é normal a presença de pequenos detalhes do tipo “dobro”, “quatro vezes” ou “metade”, ou seja, valores que alteram de forma sutil o resultado final.
É muito comum que os candidatos esqueçam esses detalhes e, na grande maioria dos casos, isso levará à resposta errada. Desse modo, tome muito cuidado com esses detalhes, uma vez que isso poderá impactar de forma negativa no seu desempenho no Enem 2022.
Dessa maneira, foram apresentados ao longo da publicação alguns detalhes e recomendações importantes para o segundo dia de provas do Enem 2022. Apostando na sua preparação ao longo do ano e tomando cuidado com os detalhes mencionados, temos certeza de que você fará uma ótima prova!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/