O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 (Enem 2022) acontece no próximo domingo, 20/11. Nesse dia, a prova é composta por 45 questões de Matemática e Suas Tecnologias e outros 45 exercícios de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
O Grupo de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias é composto pelas disciplinas de biologia, física e química. Sendo assim, é esperado que cada disciplina contenha 15 questões no exame. Dessa maneira, vamos apresentar a seguir algumas estatísticas da prova de física para o Enem 2022, ressaltando as questões cobradas nos últimos anos e quais são as expectativas para esse ano.
Indice
Quais foram os assuntos mais cobrados nas provas de física do Enem?
Um ótimo guia de estudos são as questões mais cobradas em cada área do conhecimento. No caso da física, vamos dividir as questões em quatro grupos principais, que são:
- Mecânica Clássica: No grupo de questões de mecânica clássica, podemos envolver todo o conteúdo relacionado a MRU e MRUV, movimento circular, forças e as Leis de Newton e também os conceitos mais importantes relacionados a trabalho e energia;
- Termologia: Já o grupo de termologia é composto por todas as questões que se relacionam com calor e temperatura, como os conceitos de calorimetria, mecanismos de transferência de calor, Lei geral dos gases ideais e leis da termodinâmica;
- Ondulatória: As questões de ondulatória estão relacionadas com todos os estudos de ondas, tanto mecânicas (como as ondas sonoras) quanto eletromagnéticas (como a luz). Assim, as questões envolvem temas como a equação fundamental da onda, período e frequência e fenômenos ondulatórios;
- Eletricidade e magnetismo: Por fim, as questões de eletricidade e magnetismo abordam os principais conceitos utilizados nessas áreas, como os conteúdos de eletrostática e eletrodinâmica, assim como as regras da mão direita e da mão esquerda.
Definidos esses quatro grupos principais, as questões das últimas seis provas do Enem estão distribuídas a seguir:
Dessa maneira, as 90 questões abordadas apresentam uma leve dominância das áreas de eletricidade e magnetismo e mecânica clássica. Além disso, é interessante observar um aumento das questões de ondulatória nas últimas provas, o que pode se repetir no próximo domingo.
Além disso, é possível observar que o conteúdo das últimas provas de física do Enem segue sempre essa tendência. Para exemplificar, as questões da última prova de física do Enem estão distribuídas a seguir, dessa vez em número de exercícios:
Ou seja, a distribuição das questões segue de forma semelhante ao observado nos últimos 3 anos de provas. Com isso, é esperado que a prova de física do Enem 2022 siga essa mesma tendência! Note que essa é uma tendência esperada, e não há garantias de que essas mudanças irão ocorrer. Sendo assim, esteja preparado!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/