Quais documentos são necessários para inscrição no Enem 2014?

Acalme-se. Essa dúvida não é só sua. Desde a abertura do prazo de inscrições para o Enem 2014, a pouco mais de 24 horas, recebemos uma pancada de e-mails de leitores aflitos questionando quais documetos são obrigatórios para realização da inscrição com sucesso.

Realizamos testes e chegamos a conclusão que os únicos documentos pessoais obrigatórios no processo de inscrição do Enem são o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Conforme você pode observar na captura de tela abaixo, sem tais documentos o candidato NÃO conseguirá prosseguir no processo da inscrição.

Imagem: Reprodução / sistema Inep

É importante esclarecer que este artigo trata dos documentos exigidos para realização da inscrição no Enem, e não para identificação do candidato no dia da prova. Para este segundo caso, serão aceitos vários outros documentos, além do CPF e RG, como Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de reservista, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação com fotografia (CNH), entre outros.
 

E se eu não possuir tais documentos?

Caso não possua um ou os dois dos documentos, não se desespere. Você tem um belo abacaxi pela frente mas saiba que é possível descascá-lo a tempo e vamos lhe ajudar nessa empreitada! Veja abaixo instruções para obter os documentos.

CPF: O processo de retirada deste documento é mais simples e a inscrição pode ser realizada na própria internet. Para isso, basta acessar o site da receita e preencher todos os campos corretamente com seus dados. Ao final do processo, será gerado o número do seu cadastro, o qual você utilizará na inscrição do Enem. Tenha muita atenção aqui, pois o número do CPF é único e definitivo e, se for esquecido, você terá uma boa dor de cabeça para reencontrá-lo.

Carteira de identidade: A solicitação do RG pode variar de estado para estado. Na maioria deles pode ser feitas nas delegacias municipais. No estado de São Paulo há também a possibilidade de utilização dos postos do Poupa Tempo, no qual você agenda online uma data para entrega dos documentos necessários e, poucos dias depois, o documento já está pronto para retirada.

Independentemente do estado em que se encontra, os documentos exigidos para retirada do RG são os mesmos. Veja a lista abaixo.

  • Certidão de nascimento (original e cópia ou cópia autenticada)
  • Certidão de casamento (se casado)
  • Duas fotos 3×4

Recomendamos que providencie tais documentos e dê entrada na solicitação do seu RG o mais rápido possível, para conseguir o protocolo com o número a tempo de garantir sua inscrição no Enem 2014.

Boa sorte!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.