Quais São as Mudanças do Edital do ProUni 2022/2?

No último domingo (15/06), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital de adesão das instituições de ensino superior ao Programa Universidade Para Todos (ProUni) referente ao segundo semestre de 2022. Assim como o Sisu e o Fies, o ProUni é um programa importantíssimo e muito utilizado por estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio. Sendo assim, serão apresentadas a seguir as principais mudanças que ocorreram no ProUni 2022/2, destacando também informações para os alunos que participarão do Programa.

O que é o ProUni?

Antes de mais nada, é indispensável que você conheça e compreenda o que é o ProUni. O Programa Universidade Para Todos é a principal porta de entrada para as instituições particulares de ensino superior do país. A partir do ProUni, alunos que cumprem os requisitos de notas do Enem e de renda podem desfrutar de bolsas integrais e parciais para os cursos das instituições participantes. Sendo assim, este programa atrai milhares de candidatos todos os anos e possui papel importantíssimo na formação superior no Brasil.

Quais são as principais novidades para o ProUni 2022/2?

Para a segunda edição do ProUni no ano de 2022, o programa conta com três novidades interessantes e que influenciam diretamente nas escolhas dos candidatos. São elas: a possibilidade de utilização da nota do Enem 2021 e 2020, participação de estudantes de escolas particulares não bolsistas e verificação de regularidade fiscal das instituições de ensino.

  • Possibilidade de utilização das notas do Enem 2020 e 2021: Assim como já tinha sido destacado no ProUni 2022/1, os candidatos que participarem do programa poderão utilizar as notas do Enem 2021 ou 2020 para concorrer a uma vaga. Caso o aluno tenha participado das duas edições, será considerada apenas a maior nota!
  • Participação de alunos de escolas particulares: Mais uma novidade importante para esta edição do ProUni é a possibilidade de participação de todos os alunos oriundos de escolas particulares. No início, apenas estudantes de escola pública e bolsistas poderiam concorrer a uma das vagas do programa.
  • Verificação de regularidade fiscal das instituições de ensino: Por fim, a última novidade importante trazida pelo ProUni 2022/2 é a verificação da regularidade fiscal e da não existência de registros de pendências no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) das instituições que desejam participar do programa.

Quais são as datas do ProUni 2022/2?

As inscrições e demais etapas do ProUni 2022/2 ainda não foram divulgadas. Apesar disso, você poderá acompanhar aqui, no InfoEnem, as principais informações sobre o Programa Universidade Para Todos!

Desta maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação as principais novidades em relação ao ProUni 2022/2. A principal porta de entrada para as instituições particulares de ensino superior do país conta com novidades para este ano, como a possibilidade de utilização das notas dos últimos dois anos do Enem para participar do processo seletivo. Além disso, estudantes de escolas particulares também podem participar do processo, mesmo aqueles que não possuem a condição de bolsista. Fique de olho nas principais informações do ProUni 2022/2 para largar na frente na corrida por uma vaga!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/