A tabela periódica é importantíssima para o estudo da química e também para a resolução dos exercícios de química do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sendo assim, é indispensável para os alunos deste exame conhecer não só a tabela periódica, mas também a sua organização e propriedades mais importantes.
Sendo assim, serão apresentadas nesta publicação as principais propriedades periódicas, destacando qual a relação destas propriedades com os elementos químicos da tabela periódica e também como utilizar estas propriedades durante a resolução dos exercícios de química do Enem e outros vestibulares!
Indice
Quais são as principais propriedades periódicas?
Podemos dividir as propriedades periódicas em químicas e físicas. As propriedades químicas são: raio atômico, energia de ionização, eletronegatividade e eletropositividade. Já as propriedades periódicas físicas são: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e volume atômico.
Raio atômico
O raio atômico é definido como a metade da distância entre os núcleos de dois átomos de um mesmo elemento químico. Para isso, é necessário considerarmos os dois átomos no formato esférico. Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo e da direita para a esquerda. Dessa forma, o Frâncio (Fr) é o elemento químico com maior raio atômico.
Energia de ionização
Também denominada potencial de ionização, a energia de ionização é definida como a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso. Nestes casos, o elétron será retirado da última camada eletrônica, que recebe o nome de camada de valência.
Quanto maior o raio atômico de um elemento, mais afastados do núcleo estarão os elétrons da camada de valência e menor será a energia necessária para retirar estes elétrons. Sendo assim, a energia de ionização cresce no sentido contrário ao do raio atômico, ou seja, aumenta de baixo para cima e da esquerda para a direita!
Eletronegatividade
A eletronegatividade representa a tendência que um átomo possui de atrair elétrons para si em uma ligação covalente. Assim como o exemplo da energia de ionização, a eletronegatividade também cresce no sentido oposto ao do raio atômico, ou seja, aumenta de baixo para cima e da esquerda para a direita!
Eletropositividade
Por fim, a última das propriedades periódicas químicas discutidas nesta publicação é a eletropositividade. A eletropositividade representa a capacidade de um elemento químico de se afastar de seus elétrons mais externos, em comparação a outro átomo, quando reagirem na formação de uma substância composta.
Dessa maneira, a eletropositividade cresce no sentido oposto ao da eletronegatividade e, consequentemente, no mesmo sentido do raio atômico. Ou seja, a eletropositividade aumenta da direita para a esquerda e de cima para baixo!
Assim, foram apresentadas ao longo desta publicação as principais propriedades periódicas químicas. Depois de conhecer sobre a tabela periódica e a importância da sua utilização, conhecer as propriedades periódicas é mais um passo na preparação dos alunos que desejam obter um bom resultado nas provas do Enem. Com isso, compreender estas propriedades certamente o ajudará na resolução dos exercícios de química!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!
Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/