Redação ENEM 2013: Possíveis Abordagens

Recebemos algumas mensagens com dúvidas e comentários acerca do tema da redação do ENEM 2013 – “Efeitos da Implantação Lei Seca no Brasil” – e, hoje, escrevemos a esse respeito.

Um leitor nos perguntou se o tema da redação do ENEM 2013 induziu os candidatos ao erro, mas não mencionou que erro seria este (aliás, pessoal, ao nos mandarem mensagens, sejam claros ao máximo para podermos responder adequadamente) e, nos perguntamos, por que o tema “Efeitos da Implantação Lei Seca no Brasil” induziria ao erro.

Pensamos que este tema não induziu os candidatos ao erro, já que toda a coletânea de textos motivadores abordava os vários efeitos da implantação da Lei Seca no nosso país, desde publicidade, dados estatísticos e alternativas que bares, restaurantes e cidadãos tomaram para não infringir a lei, ou seja, mudanças que a implementação da Lei Seca gerou em toda a população em relação a costumes, tradições e comportamentos.

A redação deveria abordar se estas alterações oriundas da lei são suficientes ou não, adequadas ou inadequadas, se geram resultados significados ou se mais proibições e/ou mudanças devem ser efetivadas para que menos pessoa morram em acidentes de trânsito, já que as estatísticas mostradas na coletânea poderiam ser melhores, etc. Este tema permite várias abordagens, desde concordar com a Lei Seca até discordar da mesma, mas vale ressaltar que como o ENEM pede uma proposta de intervenção social, mesmo que o texto concorde com a lei, deveria haver uma sugestão de melhora, de aperfeiçoamento, por exemplo.

O mesmo leitor nos informou que abordou a questão da negligência por parte de alguns policiais e nos perguntou se isso é interessante, mas apenas com esta informação não podemos responder a este questionamento com propriedade, pois, para isso, deveríamos ler a redação completa.

Caso esta questão tenha sido posta dentro dos limites temáticos da proposta, sem tangenciar ou fugir do tema e de forma coesa e coerente com todo o restante do texto, sim, é uma possibilidade, mas o quanto esta possibilidade é efetiva em termos de progressão temática, apenas os corretores do ENEM irão dizer.

Outra dúvida que chegou até nós diz respeito à menção dos termos “Lei Seca” na redação e pergunta se caso a redação não tenha mencionado, explicitamente, o nome da lei, pode ser anulada. A mensagem ainda discorre, pensamos nós, sobre o que o candidato escreveu: abordou o alcoolismo no trânsito e na família e, na proposta de intervenção social, dissertou sobre o rigor dos policiais nas rodoviais e do papel da família na intervenção por meio de um diálogo conscientizador com os seus filhos.

Novamente, reafirmamos, que responder a um questionamento desse com um resumo da redação é impreciso, já que o correto é ler todo o texto, mas podemos afirmar que toda abordagem que permeia o tema central – efeitos da Lei Seca no Brasil – abordando assuntos relacionados como papel da família e da polícia, sem mencionar a lei pode ter tangenciado o tema, isto é, ter abordado o tema de maneira parcial, marginal e/ou superficial, já que não relacionou esta questões a Lei Seca.

Ao lermos uma proposta de redação, devemos pensar qual é seu foco principal (neste caso, a Lei Seca no Brasil) e a partir dele traçar paralelos, relações com outras questões, como por exemplo, papel da família, do governo e da polícia, ações de intervenção, adequações etc e não ao contrário.

Na semana seguinte ao ENEM 2013, escrevemos um texto sobre as possíveis abordagens que os candidatos poderiam ter lançado mão no momento da prova. Clique aqui para lê-lo de novo. Vale a pena!

Na próxima publicação, abordaremos temas “menos objetivos” de redações, como honra, ética, amizade, dentre outros.

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em grandes universidades públicas. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!

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