Sisu 2016/2 Teve Mais de 870 Mil Inscritos, Veja Mais Dados

Depois de publicar o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016/2 com a lista de aprovados na Chamada Regular, o Ministério da Educação (MEC) divulgou, no mesmo dia, o balanço final com os principais dados referentes a esta edição do processo seletivo.

Conforme nota da Assessoria de Comunicação Social do ministério, exatos 871.358 estudantes participaram no segundo Sisu de 2016, totalizando 1.684.029 inscrições, visto que cada um poderia se candidatar a até duas opções de curso, em ordem de preferência. A oferta foi de 56.422 vagas.

Confira abaixo outros dados relevantes desta edição do sistema que utiliza unicamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificação dos candidatos:

  • Gênero – entre o total de concorrentes, as mulheres foram maioria, com 56,8% enquanto os homens representaram 43,2%;
  • Cursos – as três carreiras mais buscadas pelos candidatos, em ordem decrescente de inscrições, foram Medicina, Direito e Administração;
  • Instituições – a universidade mais procurada foi a Federal do Maranhão (UFMA), seguida da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Concorrência – já a instituição com maior concorrência foi a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que registrou 50,6 candidatos por vaga;
  • Região – a região sudeste foi disparada a líder em número de inscritos, com o estado de Minas Gerais em primeiro lugar (110.565), Rio de Janeiro em segundo (106.516) e São Paulo em terceiro (91.575).

A etapa seguinte do Sisu para os classificados consiste na matrícula acadêmica, que será confirmada após a entrega da documentação necessária na instituição de oferta do curso, no prazo entre 10 e 14 de junho.

Quem foi reprovado na Chamada Regular pode confirmar participação na lista de espera, no próprio sistema do Sisu, até 17 de junho. As convocações da lista começarão após o dia 23 seguinte, quando a mesma será repassada para instituições com vagas remanescentes.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.