A pouco mais de um mês da edição de 2012 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os mais de 4 milhões de candidatos que prestaram as provas criam enorme expectativa sobre os resultados. E não é para menos, uma vez que o desempenho no exame possui múltiplas funções. Tendo isso em vista, criamos essa matéria que explica resumidamente quando e de que forma o resultado do Enem 2012 poderá ser acessado por todos os participantes.

Em primeiro lugar, é preciso saber que o resultado será divulgado somente a partir do dia 28 de dezembro, segundo o próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Para consultar os resultados individuais, bastará ao candidato acessar a página http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ e preencher os campos com número de inscrição e senha cadastrados.

Além disso, o participante deve entender que não há uma única nota para o Enem, e sim 5 notas, uma para cada prova objetiva, além da redação. Observe a figura abaixo, que exemplifica o resultado de um participante do Enem 2010.

Vale ressaltar ainda que, com exceção da redação, cuja pontuação varia de 0 a 1.000, as pontuações de cada uma das provas objetivas do Enem trazem notas máximas (menores que 1.000 pontos) e mínimas (maiores que 0 pontos). Isso ocorre devido a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia usada para correção e atribuição das notas do Enem.

Mas e quanto a utilização deste resultado do Enem? Para quais fins as notas do exame podem ser aproveitas? Isso já é assunto para uma próxima publicação. Acompanhem diariamente nosso portal que divulgaremos em breve.

 

Veja também:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.