UFRJ Ofertará Mais de 9 Mil Vagas Pelo Sisu 2016

Em matéria publicada recentemente aqui no Portal infoEnem, divulgamos que o calendário para adesão das instituições interessadas em ofertar vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já está em vigor (confira aqui).

De acordo com ele, neste período as universidades públicas e institutos federais devem divulgar a oferta de vagas, pesos e notas mínimas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – para ingresso por meio do sistema – entre outras regras gerais.

Nesta sexta-feira (13), foi a vez da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) liberar o Edital que contém os termos de adesão ao Sisu 2016. O documento define que a instituição carioca ofertará um total 9.379 vagas, sendo 5.377 para ingresso no primeiro semestre e mais 4.002 para o segundo.

Deste montante de carteiras, 50% serão reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, conforme determina a Lei de Cotas de agosto de 2012. Dentro desta reserva para cotistas, haverá também uma subdivisão que separa metade para candidatos que possuem renda familiar de até 1.182 reais por pessoa. Em cada subgrupo de renda a UFRJ reserva ainda 50% dos postos para cotas raciais (negros, pardos e descendentes de indígens).

Com relação ao uso do desempenho do Enem, a federal carioca atribuiu como exigência para inscrição em seus cursos no sistema a nota mínima de 300 na Redação, além de pontuação maior que zero em cada uma das quatro provas objetivas.

Já os pesos das notas de cada prova do Enem poderá variar de acordo com cada curso. Para uma carreira de exatas, por exemplo, a nota da prova de Matemática certamente terá peso menor que a redação. Em contrapartida, para disciplinas da área biológica, a pontuação em Ciências da Natureza deve valer mais do que as outras.

Vale lembrar que, no caso dos cursos de Música, Artes e Letras/Libras (bacharelado e licenciatura), os candidatos passarão ainda pelo Teste de Habilidades Específicas (THE).

Para mais informações sobre a participação da UFRJ no Sisu 2016, consulte o Edital de oferta de todos os cursos.

Fonte: Folha Dirigida

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.