Nesta terça-feira (20), os Conselhos Superiores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) aprovaram a reserva de 50% das vagas de graduação do primeiro semestre de 2013 para alunos da rede pública de ensino. Desta maneira, a universidade já se ajusta ao percentual determinado pela nova Lei de cotas, que prevê a efetivação da política até o ano de 2016.

A UFRPE informou que seguirá ao pé letra o que foi determinado pela Lei n. 12.711. Ou seja, dentro dos 50% das cotas, haverá ações afirmativas específicas direcionadas a questões sociais e raciais. A cota social (estudantes de famílias que recebem até 1,5 salário mínimo) e a racial (negros, pardos e índios) serão definidas a partir do cruzamento de dados fornecidos pelos inscritos e pelos parâmetros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vale ressaltar que a seleção destes alunos cotistas ocorrerá exclusivamente via SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que selecionará os candidatos através das  notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012.

Para o vice-reitor da UFRPE, professor Marcelo Carneiro Leão, a política se baseia nos exemplos positivos de políticas de cotas de outras universidades brasileiras, cujos dados demonstram que os cotistas possuem rendimento acadêmico semelhante aos não cotistas e também apresentam índice de evasão bem menor. “Agora precisamos trabalhar fortemente para consolidar e ampliar nossa política de ações afirmativas, e garantir a permanência de nossos alunos”, afirmou.

O cronograma com as datas e períodos do SiSU 2013 será divulgado após a liberação do resultado do Enem 2012, no final de dezembro.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.