Último Dia de Inscrições no Pronatec 2017 Para 500 Mil Vagas

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) encerra, nesta sexta-feira (18), as inscrições para a edição de 2017, que oferta de mais de 500 mil vagas gratuitas em cursos de formação inicial e continuada e técnicos, nas modalidades presencial e a distância.

As inscrições são gratuitas e realizadas apenas pela internet, diretamente no portal do Sistec – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, por meio do endereço eletrônico sistec.mec.gov.br. A única exigência para participação é ter mais de 15 anos de idade.

Após indicar o tipo de curso, modalidade educacional (presencial ou a distância), escolaridade e unidade de ensino, o candidato poderá pesquisar as vagas e realizar sua inscrição, lembrando que será necessário se cadastrar no programa.

De acordo com o cronograma do Pronatec 2017, depois de concluir a inscrição online, o candidato deve fazer a validação da matrícula diretamente no no site da unidade educacional de oferta do curso escolhido, no prazo entre 28 de agosto e 22 de setembro. As aulas terão início na data de 28 de agosto.

Distribuição das Vagas Disponíveis

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), do total de oportunidades, 570 são para cursos de qualificação profissional, sendo 190 presenciais. Estão disponíveis ainda 1.412 vagas para cursos técnicos, em que todas são presenciais.

A duração mínima dos cursos disponíveis é de 160 horas. Há opções em diversas áreas do mercado de trabalho, tanto em instituições públicas quanto privadas de ensino técnico, lembrando que todos os cursos são gratuitos e de forma voluntária.

Fonte Portal MEC

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.