USP Está Próxima de Anunciar Adesão ao Enem e Sisu

No final do mês passado a Universidade de São Paulo (USP) informou que tem proposta para adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza exclusivamente as notas do Enem, para o preenchimento de 15% de suas vagas em 2016.

Na oportunidade, noticiamos que a universidade ainda iria confirmar e enviar o projeto para aprovação do Conselho Universitário. Pois bem, nesta segunda-feira (25), em meio ao ínicio das inscrições do exame nacional, o Estadão publicou uma matéria confirmando que 28 de suas 42 unidades aceitaram usar o Enem com forma alternativa de ingresso a Fuvest, que consiste no vestibular tradicional da instituição.

Entre as faculdades que concordam em oferecer parte de suas vagas pelo Enem, temos Medicina, Direito, Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Filosofia, além de Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Já a Escola de Comunicação e Artes (ECA) e a Engenharia de São Carlos, foram contra a adoção ao Sisu. Outras unidades ainda, como a Poli e da USP Leste, não se manifestaram.

Segundo Antônio Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação da universidade, a quantidade exata de vagas por curso ainda será definida. Ele explica que tais postos serão destinados somente a estudantes da rede pública e que a adesão ao Sisu é feita por curso, e não por instituição. A parcela proposta de 15% consiste numa média da USP em geral, sendo que alguns cursos podem oferecer mais e outros menos oportunidades.

Cada uma das faculdades que responderam positivamente a adesão ao Enem tem até a data de 12 de junho para dar um retorno definitivo sobre a proposta. Na sequência, terá que passar pelo crivo do Conselho Universitário, para então começar a vigorar de fato.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.