Após confirmação da adesão ao Enem e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como formas de ingresso para 2015, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do seu Conselho Universitário (Consu), publicou nota explicando como ocorrerá a divisão de vagas através do vestibular, Sisu e sistemas de cotas.
De acordo com o esclarecimento, 25% das vagas oferecidas anualmente em todos os cursos de graduação serão ocupadas via Sisu, exceto para o curso de música, pelo fato de exigir provas de habilidades específicas.
Veja abaixo como ficará a distribuição do restante das vagas:
- Para os cursos que permitem o ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestres, 50% das vagas com entrada no primeiro semestre serão preenchidas via Sisu, enquanto a outra metade das vagas do primeiro semestre e 100% das oportunidades oferecidas no segundo semestre serão preenchidas pelo vestibular da UECE.
- Já os cursos que oferecem somente um ingresso por ano, seja no primeiro ou no segundo semestre, somente 25% das vagas serão destinadas ao Sisu, sendo o restante ocupado via vestibular tradicional.
O comunicado também informa que as vagas para cotistas no Sisu serão reservadas apenas para alunos egressos de escolas públicas, havendo ainda uma subdivisão racial e socioeconômica das cotas, afim de igualar oportunidades para os candidatos negros, indígenas e de baixa renda.
Os candidatos que forem concorrer às vagas de cotas raciais deverão assinar um termo de identificação, bem como aqueles que se declararem de baixa renda terão que comprovar a sua situação financeira por meio de documentos que estão disponíveis para visualização no edital.
Para ver a lista de vagas e cursos, juntamente com o semestre de oferta, acesse esta página.