3  vantagens do Enem em relação aos vestibulares tradicionais

Sempre quando ocorre uma mudança estrutural numa área de grande importância dentro de uma sociedade, é muito comum o surgimento de polêmicas.

Com os esforços do governo federal em unificar os vestibulares das universidades públicas no Exame Nacional do ensino Médio (Enem), não foi diferente. A partir de 2009, o exame sofreu grandes alterações, inclusive em sua estrutura e modelo, tendo sua nota utilizada como única forma de ingresso para diversas instituições. Com todos os holofotes voltados a ele, as críticas começaram a se intensificar, especialmente após problemas de vazamento de questões que ocorreram em algumas edições.

Entretanto, se fizermos uma análise cuidadosa, é fácil perceber que os vestibulandos de hoje têm muito a comemorar. Segue 3 vantagens do Enem em relação aos vestibulares tradicionais:
 

1- Pouco (ou nenhum) gasto

Dentre as principais vantagens desse novo modelo, essa certamente merece um destaque especial. Antigamente, os vestibulandos desembolsavam, em média, 100 reais para pagar a taxa de inscrição de cada vestibular. Caso o estudante decidisse disputar 5 vagas em 5 universidades, gastaria um valor aproximado de R$500,00. Atualmente, o custo máximo é de R$ 35,00 (taxa do Enem). Vale ressaltar que a maioria não tem nenhum gasto. Só no Enem 2014, por exemplo, 73% dos participantes foram isentos deste valor. Isso corresponde a mais de 6 milhões de candidatos!
 

2 – Realizar a prova na sua própria cidade

No modelo antigo, os candidatos precisavam se deslocar muito mais para realizar as provas. Muitas vezes, indo para outros estados. Hoje, a grande maioria disputa as vagas fazendo a prova na sua própria cidade ou em municípios vizinhos. Isso evidentemente representa menos gastos e menos tempo perdido.
 

3 – Menos provas, menos estresse.

Imagine-se tentando garantir uma vaga numa universidade pública. Prefere realizar uma prova e disputar diversas vagas ou fazer uma prova para cada vaga, comprometendo diversos finais de semana? É óbvio que a primeira opção é muito mais interessante!

Esclarecemos que este artigo não possui caráter político e não tem intensão alguma de promover o governo atual. Pelo contrário, apenas queremos ressaltar um dos pontos positivos do exame. Sabemos muito bem que, como todo grande projeto, o Enem tem muito a melhorar. Mas que a vida daqueles que buscam ingressar no ensino superior está melhor, isso está!

Independente de concordar ou não, por favor deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.