Apostila Enem 2014: Questão exemplo de Biotecnologia (Biologia)

A prova do Enem sempre teve como características abordar assuntos atuais e de grande relevância para a sociedade. E as questões referentes a disciplina de Biologia representam muito bem essa tendência.

Para exemplificar, traremos hoje uma questão sobre biotecnologia que caiu na prova de 2013. Antes, vale esclarecer que a Biotecnologia pode ser entendida, de forma básica, como o ramo da Biologia que serve como base para o desenvolvimento de projetos e inovações ligadas a tecnologia, especialmente na agricultura, ciência dos alimentos e medicina.

Após o enunciado você acompanhará a resolução, explicações e comentários da Bióloga e pesquisadora Annelize Aragão (UNICAMP), responsável pela resolução de todas as questões de Biologia de nossas Apostilas preparatórias para o Enem 2014.

Enem 2013 – Caderno Branco – Questão 64

Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.

Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
 
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa C

O Enem tem se empenhado em abordar questões sobre técnicas e metodologias de alto nível em biologia e biotecnologia, como as técnicas do DNA recombinante, sequenciamento do DNA, clonagem e testes de paternidade (ou testes de DNA). A exigência é que o candidato utilize nas respostas conceitos fundamentais empregados na técnica.

Nesta questão é importante que o candidato tenha um conhecimento prévio da estratégia utilizada para atestar a paternidade de um indivíduo. Esse é um assunto que vai além da escola, porque frequentemente é tratado pelas mídias como TV, revistas, jornais e internet. O exame de DNA atesta com mais de 99% de certeza a paternidade de um indivíduo. Para tanto é necessária uma amostra de DNA dos supostos pais e do provável filho. Esse DNA é extraído de amostras de sangue, saliva ou qualquer tecido das pessoas envolvidas (supostos pais e filho), e por comparação de um padrão de bandas dos genes que estão codificados no DNA dos envolvidos é atestada a paternidade ou não.

Em outras palavras, o teste é baseado numa característica da reprodução humana: durante a fecundação temos a fusão do gameta feminino (haploide, n) com o gameta masculino (haploide, n) formando o zigoto (diploide, 2n). O novo indivíduo apresenta 46 cromossomos, sendo metade deles oriundos da mãe e a outra metade oriunda do pai. O teste de paternidade compara o padrão de bandas (retângulos pretos da figura que acompanha a questão) entre os 3 indivíduos, as bandas encontradas no filho devem ser encontradas também, pelo menos, entre as bandas do DNA paterno ou materno (não pode haver uma banda em posição diferente que não apareça na banda do pai ou da mãe). Fazendo essa comparação do padrão de bandas da questão, e por eliminação das alternativas incompatíveis, chegamos a alternativa que indica que os pais do bebê são os indivíduos pertencentes ao Casal 3.

 
As explicações da Anne deixam muito claro que as questões do Enem não exigem apenas os conteúdos passados em sala de aula, cobram também algum tipo de conhecimento prévio relacionado a realidade dos estudantes, bem como a esperteza e interpretação para encontrar a solução ao problema apresentado no exercício.

Não deixe de dar atenção em seus estudos aos temas ligados a biotecnologia, pois questões que abordam o assunto, como técnicas laboratoriais e alimentos transgênicos, por exemplo, são um prato cheio para o Enem e outros vestibulares.

Gostou da forma detalhada e didática como nossa Bióloga solucionou e explicou a questão acima? Então saiba mais sobre nossas Apostilas para o Enem 2014, que trazem mais de 900 questões das últimas edições do exame resolvidas e comentadas com esta mesma riqueza de detalhes!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.