Aprenda a utilizar a notação científica corretamente

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um assunto muito importante e utilizado para as questões de matemática, física e química do Enem, que é a notação científica. Para isso, vamos apresentar o que há de importante sobre este assunto e como você pode empregá-lo durante as provas. No final da postagem, vamos apresentar um exercício retirado do Enem sobre o assunto, para que você compreenda como a notação científica aparece no Exame Nacional do Ensino Médio.

Conceitos importantes sobre a notação científica

A notação científica é um conceito extremamente importante para a realização de operações matemáticas envolvendo números muito pequenos ou muito grandes. A notação científica nada mais é que uma técnica que consiste em escrever estes números pequenos ou grandes utilizando uma potência de dez. Desta maneira, as potências de dez serão encontradas no seguinte formato:

M.10n

Em que M é a mantissa (ou coeficiente) e n é denominado expoente ou ordem de grande. Veja a seguir como encontrar cada um destes termos.

  • Mantissa: Para calcular a mantissa de uma notação científica é necessário posicionar a vírgula à direita do primeiro algarismo significativo do número. Esse posicionamento será realizado através de multiplicações por potências de base dez. Por exemplo, a mantissa do número 0,000032 é 3,2. Utilizando do mesmo raciocínio, a mantissa do número 51000 é 5,1.
  • Ordem de grandeza: A ordem de grandeza também é de grande importância para a notação científica e pode ser calculada de uma forma rápida. Se a vírgula for deslocada para a direita para encontrar a mantissa, o número de casas deslocadas será o expoente da notação, que deverá possuir sinal negativo. Para os casos em que a vírgula seja deslocada para a direita, o expoente será igual ao número de casas deslocadas, com sinal positivo. Por exemplo, o expoente do número 0,000032 será -5, enquanto o expoente do número 51000 será 4.

Utilizar este conceito é importante em diversos assuntos que trabalhamos com números muito grandes ou pequenos, visto que a notação científica irá facilitar os nossos cálculos!

Questão do Enem

Você já deve ter compreendido a importância da notação científica para as grandezas, e é por isso que essa notação é amplamente utilizada nas provas do Enem e demais vestibulares. Para demonstrar como este conteúdo pode ser cobrado, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do Enem, que utiliza a notação científica em conjunto com as escalas e também as unidades de medida.

“Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Viena, na Áustria, produziram miniaturas de objetos em impressoras 3D de alta precisão. Ao serem ativadas, tais impressoras lançam feixes de laser sobre um tipo de resina, esculpindo o objeto desejado. O produto final da impressão é uma escultura microscópica de três dimensões, como visto na imagem ampliada.

A escultura apresentada é uma miniatura de um carro de Fórmula 1, com 100 micrômetros de comprimento. Um micrômetro é a milionésima parte de um metro. Usando notação científica, qual é a representação do comprimento dessa miniatura, em metro?

a) 1,0 × 10 − 1

b) 1,0 × 10 − 3

c) 1,0 × 10 − 4

d)  1,0 × 10 − 6

e) 1,0 × 10 – 7

Alternativa correta: C.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!