As 39 melhores faculdades de Odontologia do Brasil

O levantamento foi feito utilizando o Guia da Faculdade como base

Odontologia sempre foi um dos cursos mais prestigiados do Brasil e, ano após ano, vem atraindo novos estudantes. Segundo o Censo da Educação Superior de 2018 (data mais recente), eram 125.585 matriculados no curso, sendo o 20º com mais estudantes. 

Os motivos são variados, afinal, o curso traz status para o profissional que também tem uma boa empregabilidade no mercado de trabalho com remunerações vantajosas

Pensando nisso, listamos aqui, em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, as 39 melhores faculdades de Odontologia do Brasil. O levantamento foi feito utilizando o Guia da Faculdade como base. Vamos lá?

O que é o Guia da Faculdade e como ele avalia os cursos?

O Guia da Faculdade é um ranking feito pela Quero Educação em parceria com o Estadão, com ajuda de mais de 6 mil professores. Eles, voluntariamente, avaliaram os cursos em três critérios distintos: qualidade do projeto político pedagógico, corpo docente e infraestrutura

Todas as instituições de ensino superior do Brasil foram convidadas, com 90% delas (mais de 2 mil) decidindo participar. Ao todo, são quase 12 mil cursos avaliados. No final, cada um deles recebia um número específicos de estrelas:

  • Não estrelados;
  • 3 – bom;
  • 4 – muito bom;
  • 5 – excelente.

Quais os 39 melhores cursos de ensino superior de Odontologia?

Para selecionar os 39 melhores, foram pegos todos os cursos superior de Odontologia com 4 (muito bom) ou 5 (excelente) estrelas. Confira:

IESCidadeUFEstrelas
USPRibeirão PretoSP5
USPSão PauloSP5
UnespAraraquaraSP5
CesvaValençaRJ4
UnifebBarretosSP4
FSGCaxias do SulRS4
Uni FunecSanta Fé do SulSP4
Faculdade de IlhéusIlhéusBA4
SLMandicCampinasSP4
PUC-CampinasCampinasSP4
PUC-MinasBelo HorizonteMG4
PUCRSPorto AlegreRS4
UCB-DFTaguatingaDF4
UPFPasso FundoRS4
UPECamaragibePE4
UnaerpRibeirão PretoSP4
USPBauruSP4
UEAManausAM4
UnoestePresidente PrudenteSP4
UnicampPiracicabaSP4
UefsFeira de SantanaBA4
UELLondrinaPR4
UEMMaringáPR4
UEPGPonta GrossaPR4
UnespSão José dos CamposSP4
UnespAraçatubaSP4
Unifal-MGAlfenasMG4
UFCGPatosPA4
UFGGoiâniaGO4
UFJFGovernador ValadaresMG4
UFMSCampo GrandeMS4
UFSCFlorianópolisSC4
UFSMSanta MariaRS4
UFUUberlândiaMG4
UFCSobralCE4
UFCFortalezaCE4
UFFNova FriburgoRJ4
UnifenasAlfenasMG4
UnigranrioRio de JaneiroRJ4

Como conseguir fazer Odontologia?

Para qualquer curso de ensino superior, a principal porta de entrada é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inicialmente criado para avaliar a qualidade ensino das escolas, ele é a prova que garante as maiores possibilidades de acesso entre todas no país já que, com a nota, você pode participar de processos seletivos tanto para faculdades públicas quanto privadas. 

Pensando no ensino superior público, você consegue se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Quanto ao ensino superior privado, o Programa Universidade para todos (Prouni) oferta bolsas de estudo parciais e integrais e o Financiamento Estudantil (Fies) possibilita o financiamento das mensalidades.. 

Além disso, também é possível participar de financiamento privado, que tem disponíveis bolsas de estudo, sem comprovação de renda, de até 75% que valem para toda a graduação. É uma boa oportunidade de ter descontos no ensino superior e ajuda o aluno na praticidade. 

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.