Cinética Química: A importância da superfície de contato

Quando tratamos das provas do Enem, um dos assuntos mais cobrados é a cinética química, uma vez que este assunto é muito aplicado na indústria e importante para o desenvolvimento. A cinética química possui como uma das principais finalidades a avaliação da velocidade das reações químicas, que é influenciada por diversos fatores, como a superfície de contato dos reagentes. Com base nessas informações, vamos comentar a seguir sobre a importância da superfície de contato para as reações químicas. Na parte final da postagem, também apresentaremos uma questão retirada diretamente do Enem sobre o assunto, para que você compreenda como o conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

A importância da superfície de contato dos reagentes

A indústria química (assim como todas as outras indústrias!) está cada vez mais interessada no aumento da velocidade das reações químicas, já que isso aumentaria a capacidade produtiva das empresas. Para que uma reação química aconteça, é necessário que ocorram colisões efetivas, e é exatamente aí que a superfície de contato se torna importante. Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior será o número de colisões entre as moléculas, o que também aumenta a probabilidade de ocorrência de colisões efetivas. Portanto:

Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior será a velocidade da reação. Consequentemente, quanto menor a superfície de contato dos reagentes, menor será a velocidade da reação.

Você pode perceber a influência da superfície de contato na sua casa, através de um exemplo muito prático. Compre dois comprimidos efervescentes, mantenha um inteiro e triture o outro. Feito isso, coloque cada um em um copo com água e verifique qual deles irá reagir primeiro. Uma vez que o comprimido triturado terá uma maior superfície de contato, a velocidade para este caso será maior!

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo do texto, a cinética química é muito importante na atualidade, visto que o aumento da velocidade de reação reduzirá o tempo de produção dos compostos e, provavelmente, aumentará a capacidade produtiva e lucros das empresas. Diante disso, fatores importantes, como a superfície de contato dos reagentes, ganham cada vez mais importância não só nas indústrias, mas também em vestibulares e exames importantes, como é o caso do Enem. Para exemplificar como este conteúdo pode ser abordado durante o maior exame do país, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da primeira aplicação do Enem 2020, que aborda uma aplicação interessante da superfície de contato. Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

“A nanotecnologia pode ser caracterizada quando os compostos estão na ordem de milionésimos de milímetros, como na utilização de nanomateriais catalíticos nos processos industriais. O uso desses materiais aumenta a eficiência da produção, consome menos energia e gera menores quantidades de resíduos. O sucesso dessa aplicação tecnológica muitas vezes está relacionado ao aumento da velocidade da reação química envolvida. O êxito da aplicação dessa tecnologia é por causa da realização de reações químicas que ocorrem em condições de”

a) alta pressão.

b) alta temperatura.

c) excesso de reagentes.

d) maior superfície de contato.

e) elevada energia de ativação.

Alternativa correta: D.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/