Diferença Entre Forças Conservativas e Forças Dissipativas

Lista de exercícios Movimento Retilíneo Uniforme
Artigos de Física

O conceito de energia está entre os mais importantes para o estudo da física, uma vez que aparece com frequência em diversas áreas do conhecimento, como a mecânica, termologia e até mesmo na física nuclear. Sendo assim, os grandes vestibulares e o Enem abordam com frequência este conteúdo, que deve ser compreendido pelos candidatos.

Na natureza e nas aplicações dos problemas dos vestibulares e do Enem, a energia não pode ser criada e não pode ser destruída. Sendo assim, todas as ações resultam de transformações dessa energia, e essa transformação está diretamente associada com as forças e a energia mecânica dos corpos.

Dessa maneira, você poderá acompanhar a seguir a diferença entre forças conservativas e forças dissipativas (ou não conservativas). Além disso, você também poderá compreender os principais exemplos de cada uma destas forças, além de entender como este conteúdo pode ser aplicado em exercícios do Exame Nacional do Ensino Médio.

Forças conservativas

O primeiro conceito que será apresentado nesta publicação é o de forças conservativas. As forças conservativas são classificadas como aquelas que não modificam a energia mecânica de um sistema. Sendo assim, as forças conservativas transformam a energia potencial em energia cinética e assim por diante.

Por exemplo, a força peso é capaz de converter a energia potencial gravitacional em energia cinética, sem alterar a energia mecânica do sistema. Os três principais exemplos de forças conservativas são:

  • Força peso: A força peso é uma das mais conhecidas nos problemas de física, e aparece com muita frequência na resolução dos problemas. A força peso é capaz de transformar a energia potencial gravitacional de um corpo em energia cinética.
  • Força elástica: Na sequência, a força elástica também aparece nos exercícios de física do Enem, mas com uma frequência muito menor. A força elástica é a responsável pela conversão da energia potencial elástica em energia cinética.
  • Força elétrica: Por fim, a força elétrica é mais uma força que atua sem modificar a energia mecânica de um sistema. Apesar disso, a força elétrica e a energia potencial elétrica aparecem com uma frequência muito menor nos exercícios, principalmente quando comparada com a força peso e a força elástica.

Forças dissipativas

Depois de entendermos as forças conservativas, as forças dissipativas são aquelas que agem modificando a energia mecânica de um sistema. Também denominadas forças não conservativas, as forças dissipativas podem ser definidas como todas as outras que não foram incluídas no grupo de forças conservativas.

Apesar disso, existem duas forças dissipativas que aparecem com maior frequência em exercícios do Enem e demais vestibulares, que são a força de atrito e força de arrasto. Ambas as forças modificam a energia mecânica de um sistema, convertendo a energia cinética em outras formas de energia, como calor e ruído.

Dessa maneira, foram apresentadas ao longo desta publicação as forças dissipativas e conservativas, assim como a diferença entre estas forças e a importância de as aplicarmos corretamente no Enem e outros vestibulares. Entender estas forças é muito importante para resolver os problemas de física do Enem, então exercite o conteúdo para não errar!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like