Explorando a Tabela Periódica

Quando pensamos nos exercícios de química que estejam ou não relacionados com a prova do Enem, um dos primeiros assuntos que costumamos lembrar são as tabelas periódicas. Afinal, a tabela periódica é importantíssima para os estudos da química e são compostas por uma série de informações importantes para a categoria.

Dessa maneira, você poderá acompanhar a seguir alguns conceitos importantes para compreender a tabela periódica, destacando conceitos iniciais e fundamentais para o melhor entendimento possível sobre o assunto!

A tabela periódica existe desde 1869

A primeira informação interessante desta publicação é a origem da tabela periódica. Afinal, estas informações (ou parte delas), está disponível desde o ano de 1869, quando Dimitri Mendeleev iniciou a organização da tabela periódica com base nos 60 elementos conhecidos naquela época.

Atualmente, a tabela periódica conta com 118 elementos e possui inúmeras aplicações, sendo conhecida pela grande maioria dos estudantes do ensino médio e também por profissionais que atuam com a química.

É necessário decorar a tabela periódica?

Principalmente quando pensamos em ensino médio e na preparação para os vestibulares e para o Enem, não é necessário decorar a ordem dos elementos da tabela periódica, assim como decorar as propriedades dos elementos descritos na tabela. Inclusive, a grande maioria dos profissionais também não precisa decorar a tabela periódica!

Afinal, esta tabela é um recurso informativo! Ou seja, é muito mais importante que você entenda como funciona uma tabela periódica e seja capaz de identificar os seus elementos e propriedades do que “decorar” as posições e ordens dos elementos. Mesmo assim, não deixe de estudar a tabela e suas propriedades!

Como a tabela periódica é dividida?

Ao observar uma tabela periódica, você certamente deve ter imaginado quais seriam os parâmetros utilizados para organizar estes elementos. Os elementos químicos estão dispostos na tabela periódica em ordem crescente de número atômico, da esquerda para a direita. Ou seja, a tabela se inicia no Hidrogênio (com número atômico igual a 1) e se encerra no oganessônio (com número atômico igual a 118).

Estes 118 elementos químicos presentes na tabela periódica são organizados em 18 linhas verticais, que são denominadas famílias ou grupos. Estas colunas abrigam elementos com características físico-químicas semelhantes e serão discutidas adiante. Por sua vez, as linhas horizontais são denominadas períodos, e representam em qual camada está o elétron mais energético do elemento químico correspondente.

Além disso, a tabela periódica pode trazer também uma série de informações e propriedades dos elementos químicos. Estas propriedades possuem diversas aplicações, e você poderá encontrá-las em algumas tabelas, como o número de massa, por exemplo. A tabela periódica utiliza outras divisões importantes, como a divisão entre metais e ametais, por exemplo.

Sendo assim, foram apresentadas ao longo desta publicação as informações iniciais sobre as tabelas periódicas. Certamente você já deve ter visto uma tabela periódica, e elas são importantíssimas para o estudo da química. Em nossas próximas publicações, voltaremos a comentar sobre esta ferramenta fundamental para o estudo da química, destacando propriedades trazidas pelas tabelas periódicas e como utilizá-las em seus exercícios de química!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like