Divulgação das notas do Enem 2020 e notas mínimas para se inscrever no Sisu, ProUni e Fies

As notas do Enem 2020 serão divulgadas na próxima segunda-feira (29/03), para os candidatos que fizeram a primeira e segunda aplicação do Enem impresso, assim como para os candidatos que realizaram as provas digitais e do Enem PPL. Apenas os candidatos que prestaram o Enem como treineiros não saberão ainda a sua nota, que deverá ser divulgada apenas no dia 28 de maio. Vamos mostrar a seguir as principais informações referentes às notas do Enem 2020, assim como faremos uma análise dos requisitos para participar dos três principais programas que utilizam a nota do Enem como critério de seleção: Sisu, ProUni e Fies.

Informações sobre a divulgação das notas do Enem 2020

Conforme adiantamos no parágrafo anterior, as notas do Enem 2020 serão divulgadas para os candidatos que prestaram o exame (exceto treineiros) amanhã, dia 29 de março. De acordo com o Inep, os resultados estarão disponíveis a partir das 18 horas.

Para conferir de forma individual o seu resultado no Enem 2020, basta acessar a página do participante e efetuar o login, utilizando o número de CPF e a senha já cadastrada no momento da inscrição. Também é possível redefinir a senha, caso tenha esquecido.

Você já deve saber que, com a nota do Enem, é possível utilizar três programas do governo para ingressar em universidades públicas e privadas do Brasil, que são: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No entanto, esses programas possuem alguns requisitos que envolvem as notas do Enem. Vamos observar a seguir quais são esses requisitos para cada programa.

Sistema de Seleção Unificada – Sisu

O Sisu é, atualmente, o maior portal de entrada das universidades públicas de todo o Brasil. Somente no primeiro semestre de 2021, o Sisu irá oferecer 209.190 vagas em 5.685 cursos de graduação, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Para participar do Sisu, é necessário apenas que o aluno tenha realizado a prova do Enem (desde que não seja treineiro), e não tenha zerado a prova de redação. Apesar disso, vale ressaltar que, quanto maior a nota do aluno, maior a chance de aprovação.

O Sisu 2021 terá inscrições entre os dias 6 e 9 de abril! Em breve traremos mais informações sobre este importantíssimo programa de seleção!

Programa Universidade Para Todos – ProUni

Já o ProUni concede bolsas de 50% e 100% para alunos que não possuem condições de pagar pelos cursos de nível superior de instituições privadas de ensino. Para participar do ProUni, é necessário que o aluno obtenha uma nota mínima de 450 pontos, além de não zerar a prova de redação. Além disso, para bolsas integrais é necessário que o aluno possua renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto para as bolsas de 50% o aluno deve possuir renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

Já o Fies tem como objetivo conceder financiamentos das mensalidades de universidades particulares, que serão pagos pelo aluno somente após a conclusão do curso. A nota mínima para participar do Fies é de 450 pontos, além de não ter zerado a prova de redação. Além disso, é necessário possuir renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

É importante destacar que o ProUni e o Fies referentes ao primeiro semestre de 2021 já aconteceram, e utilizaram a nota do Enem 2019 como referência. Desta forma, para o primeiro semestre deste ano, o aluno poderá utilizar a nota do Enem somente para participar do Sisu!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!