Após a divulgação dos dados e resultados dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 nas capitais do país, juntamente com a aprovação (pelo Senado) da lei que reserva 50% das vagas nas universidades federais para cotas sociais e raciais, muitos questionamentos e discussões surgiram em torno do assunto.
Nesse sentido, nós do InfoEnem achamos pertinente compartilhar com vocês leitores e aspirantes a uma vaga no ensino superior público, independente da cor e classe social, breve síntese de uma matéria muito interessante publicada no site do Estadão nesta segunda-feira (13).
O texto se apoia nas estatísticas da edição de 2010 do Enem para cada uma das capitais, e mostra as discrepâncias, em termos de média de desempenho (nota no exame), entre alunos de escolas particulares e alunos de escolas públicas, brancos de escolas particulares e negros de escolas públicas, brancos e negros de escolas públicas e também entre negros de escolas particulares e negros de escolas públicas. Veja as informações nos tópicos abaixo.
- Alunos da rede particular em geral x alunos da rede pública em geral: a nota dos alunos de escolas particulares foi, em média, 17% maior que a dos estudantes de escolas públicas, lembrando que a cor da pele é descartada neste dado.
- Alunos brancos da rede particular x alunos negros da rede pública: as notas tiradas pelos alunos brancos de escolas particulares no exame foram, em média, 21% superiores às dos negros da rede pública;
- Alunos brancos da rede pública x alunos negros da rede pública: na média, os brancos apresentaram notas 3% maiores que os negros.
- Alunos negros da rede particular x alunos negros da rede pública: a nota média de negros que estudam em escola privada é 15% superior às dos negros da rede pública.
Ressaltamos que são apenas dados. Fatos apresentados de maneira cru , imparcial e que não remete nenhum posicionamento quanto a polêmica. Pelo menos por enquanto.
Veja também:
- Senado aprova cota social de 50 % nas federais
- STF decide que o sistema de cotas é constitucional
- Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Manual do SISU e PROUNI
Receba gratuitamente